Uso do método pilates na lombalgia: uma revisão de literatura

USO DO MÉTODO PILATES NA LOMBALGIA: REVISÃO DA LITERATURA
PILATES METHOD OF USE IN LOW BACK PAIN: REVIEW OF THE LITERATURE


KLEINY DE SOUZA SILVA[1]
YOLANDADE OLIVEIRA SANDES[2]
CAMILA VIANA LEITE DA SILVA[3]
CAYO MADSON BORGES SILVA DE OLIVEIRA[4]


RESUMO

O presente trabalho configura-se como pesquisa de revisão bibliográfica em relação ao uso do Pilates como método para otratamento de problemas de coluna e resolução de lombalgias. A lombalgia é definida como um quadro doloroso na região lombar inferior, lombossacral e sacroilíaco da coluna. As causas dessa patologia são: obesidade, posturas inadequadas, hérnia discal, doenças degenerativas, traumatismos, entre outros. Apresenta como sintoma a dor na região lombar, podendo irradiar para os glúteos ou para os membrosinferiores. O método Pilates foi criado por Joseph Hubertus Pilates, no intuito de alcançar um físico forte e uma mente saudável. É composto por exercícios em solo e em máquinas com o objetivo de melhorar a flexibilidade, consciência corporal, equilíbrio e força. O principal objetivo desse método na lombalgia é fortalecer uniformemente os músculos dorsais, adutores, iliopsoas e os músculos abdominais,dando mais estabilidade e assim aliviando as dores na região lombar.


PALAVRAS-CHAVE: Dor Lombar. Fisioterapia.



ABSTRACT

This work is configured as a research literature review regarding the use of Pilates as a method for treating spinal problems and back pain resolution. Low back pain is defined as the pain in lower back, sacroiliac, and lumbosacral spine. The causes of thiscondition are: obesity, poor posture, herniated disc, degenerative diseases, injuries, among others. Presents as a symptom of low back pain and may radiate to the buttocks or thighs. The Pilates method was created by Joseph Hubertus Pilates, in order to achieve a strong physical and a healthy mind. It consists of ground exercises and machines in order to improve flexibility, body awareness, balance andstrength. The main purpose of this method in uniformly low back pain is to strengthen the back muscles, adductors, iliopsoas and abdominal muscles, giving more stability and thus relieving the pain in the lumbar region.


KEY WORDS: Low Back Pain. Physical Therapy.
1 INTRODUÇÃO


É comum na literatura científica sobre tratamentos fisioterápicos a referência de que o método Pilates éindicado para todos os tipos de dores lombares, pois os exercícios abdominais ofereceriam mais força e flexibilidade à coluna, fazendo assim as dores nessa região desparecerem. Entretanto, um estudo mais sistematizado dos benefícios do Pilates na lombalgia, um dos principais sintomas que acomete grande parte da população que possui problemas na coluna, explicitando seus usos e técnicas específicas, sefazia carente, razão pela qual o presente artigo procurou suprir tal lacuna, por meio de uma revisão de literatura sobre o tema.
A coluna vertebral, também denominada de espinha dorsal, estende-se do crânio até a pelve, sendo responsável por dois quintos do peso corporal total. É composta por vértebras sobrepostas em forma de coluna, sendo 33 vértebras, subdivididas em: 7 cervicais, 12torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e cerca de 4 coccígeas. Apresenta várias curvaturas como cifose e lordose e quando acentuadas são denominadas hipercifose e hiperlordose, tendo como patologias mais frequentes hérnia de disco, artrose e escoliose1.
Justifica-se a relevância do estudo em virtude que as patologias que afetam a coluna e causam a lombalgia atingem milhões de pessoas diariamente no mundo. Valecitar que, na agitada vida diária dos dias atuais, há diversos elementos (arquitetônicos, ergonômicos, posturais, doenças, etc.) que influem na estabilidade da coluna lombar, visto que, para funcionar adequadamente como o “centro do corpo”, dependeria de exercícios fortes e trabalhados, que trouxessem flexibilidade e força em conjunto para transformar o abdômen e tornar a coluna mais resistente...
tracking img