Uso do instrumental técnico no processo avaliativo do serviço social.

Páginas: 10 (2320 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2011
MAGALHÃES, Selma Marques. Avaliação e linguagem relatórios, laudos e pareceres. São Paulo, Veras Editora, 2006.

O USO DO INSTRUMENTAL TÉCNICO NO PROCESSO AVALIATIVO

“(...) instrumentos técnicos. (...) além de viabilizarem o trabalho a ser desenvolvido, vão caracterizar o estabelecimento de uma relação profissional e a existência de uma intencionalidade. Não é possível esquecer que o eixotécnico – operativo das profissões deve estar relacionado ao seu norte ético-político, pois mesmo no uso de um instrumento de apoio há uma intencionalidade. (p.47).”

“(...) No caso dos profissionais das áreas humanas, os instrumentos a serem utilizados nos processo avaliativo são variados, e não necessariamente exclusivos de determinada profissão. (p.47).”

“(...) instrumental é o conjuntoarticulador de instrumentos e técnicas que permitem a operacionalização da ação profissional. Nessa concepção, é possível atribuir-se ao instrumento a natureza de estratégia ou tática, por meio da qual se realiza a ação, e a técnica, fundamentalmente, à habilidade no uso do instrumental. (p.48).”

“A utilização do instrumental pressupõe interações comunicativas que podem ser efetuadas face a face oupor meio da escrita. No primeiro caso, estão a entrevista, o grupo, a reunião de equipe, a visita domiciliar e no segundo, os relatórios e os laudos. (p.48).”

Instrumentos utilizados na comunicação oral

Entrevista

“Um instrumento técnico muito conhecido é a entrevista, a qual norteia o trabalho dos profissionais em diversas instituições, mesmo nas chamadas atividades de plantão outriagem. A entrevista implica relacionamento profissional em todos os sentidos: (...). (p.48).”

“Um bom entrevistador ouve muito e fala pouco; direciona as verbalizações do usuário para os objetivos do trabalho, isto é, retoma o eixo da entrevista ao perceber que o entrevistado está sendo prolixo e repetitivo. (...) As peculiaridades da linguagem devem ser observadas, porque fornecem indíciosimportantes para a avaliação. Tal fato não significa “falar igual” ou criticar o uso de uma linguagem diferente. (p.48-49).”

“(...) as linguagens são expressas também por gestos, olhares, tom de voz (...) O profissional não deve precipitar-se em interrompê-lo, mas aguardar e deixar que o próprio usuário retome a fala. (p.49).”

“Quando o objetivo da instituição é muito específico, (...) é comum autilização de um roteiro de entrevista. Esse roteiro, no entanto, não pode adquirir a feição de questionário, pois é somente um norteador da ação ou da intervenção do profissional. (p.49).”

“As entrevistas podem ser livres, dirigidas ou semidirigidas. Nas primeiras, o entrevistado traz à tona o tema a ser discutido, e este é o ponto de partida para a interação (...) Nas entrevistas dirigidas, oentrevistador conduz toda a entrevista para um objetivo específico e, por essa razão, faz muitas perguntas. A entrevista semidirigida é o meio-termo entre as duas primeiras; o entrevistador deixa que o entrevistado fale e direciona essas falas para os objetivos da entrevista. (p.49-50).”

“Existe ainda a chamada entrevista devolutiva, que consiste em dar ciência ao entrevistado do que foiconstatado no decorrer da interação socioprofissional. Esse tipo de entrevista é muito usado na finalização de um acompanhamento ou dos processos de seleção de candidatos a determinado cargo ou atividade. (...). (p.50).”

“(...) a entrevista devolutiva (...) Configura-se como um momento que, além de comportar reflexão e orientação, possibilita também sugestões quanto à busca de profissionais que possamajudar o candidato a lidar com suas questões, sejam estas de cunho pessoal ou profissional. (p.50).”

Grupo

“O grupo é um importante instrumento de apoio no trabalho desenvolvido em instituições. Requer habilidade e treino do profissional. O uso desse instrumento permite o atendimento de um maior número de pessoas. (p.50).”

“A criatividade e a observação mostram-se como fatores de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Instrumental tecnico do serviço social
  • Instrumentais técnico-operativos do serviço social
  • INSTRUMENTAIS TÉCNICO-OPERATIVOS DO SERVIÇO SOCIAL
  • Os instrumentais técnico-operativos na prática profissional do serviço social
  • QUESTIONARIO DE INSTRUMENTAL SERVIÇO SOCIAL
  • iNSTRUMENTAIS DO SERVIÇO SOCIAL
  • instrumentais serviço social
  • QUESTIONARIO DE INSTRUMENTAL SERVIÇO SOCIAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!