Uso do composto de lixo urbano na agricultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2984 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ
CAMPUS DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA
NÍVEL MESTRADO






USO DO COMPOSTO DE LIXO URBANO NA AGRICULTURA





PROFª. DR.ª ADRIANA MARIA DE GRANDI

ENG.ª AGRO.ª VIVIANE RUPPENTHAL






MARECHAL CÂNDIDO RONDON – PR
2009


REVISÃO DE LITERATURA

Uso do composto de lixo urbano naagricultura


Uso de composto de lixo urbano: aspectos gerais

Nos últimos anos, a produção de lixo vem crescendo consideravelmente. Brasil produz 241.614 toneladas de lixo por dia, onde 76% são depositados a céu aberto, em lixões, 13% são depositados em aterros controlados, 10% em usinas de reciclagem e 0,1% são incinerados; sendo que do total do lixo urbano (OLIVEIRA et al., 2005).
Um dosgrandes problemas ambientais da atualidade diz respeito á disposição de resíduos sólidos de origem domiciliar. Tais resíduos, quando dispostos no solo sem tratamento e em grandes quantidades, provocam graves problemas de contaminação ambiental (Kiehl, 1985; Jardim et al.; 1995; Alves, 1998) e sanitários, tornando-se foco de inúmeras doenças. O crescimento desordenado das populações urbanas, oscrescentes níveis de desemprego aliados ao baixo nível educacional têm contribuído para o agravamento desta situação.
Os resíduos domiciliares são constituídos por 50 a 60% de material orgânico, e a sua reciclagem, por meio do processo de compostagem e posterior aplicação agrícola, é uma maneira eficiente de reduzir o volume de material destinado aos aterros sanitários (Hernández et al., 1992;Grossi, 1993) e minimizar os problemas de ordem social. O composto obtido do lixo é um adubo orgânico com boas características agronômicas, atuando na melhoria de propriedades físicas, químicas e biológicas do solo (Kiehl, 1985; Nakagawa, 1992).
A distribuição em áreas agrícolas parece ser a opção de disposição mais vantajosa do ponto de vista econômico, por ser um material de fácil aquisiçãoe baixo custo, além do aproveitamento como fonte de nutrientes, pois possui elevado teor de matéria orgânica, teores de nitrogênio, fósforo, potássio e também micronutrientes (Zn, Cu, Mn, e Mo), e de proporcionar uma melhor estruturação do solo (Malavolta, 1967; Santos, 1984; Aglian, 1991).
O composto orgânico é o material resultante da decomposição de restos vegetais ou animais que sãoamontoados para acelerar sua decomposição utilizando-se processos químicos ou não. O composto estimula a proliferação de microorganismos úteis, melhora as qualidades físicas do solo, agregando os solos arenosos; aumenta a capacidade de retenção de água e nutrientes, contribuindo para redução do alumínio trocável do solo; facilita o arejamento e reduz o efeito da erosão pela chuva; facilita a drenagem,aumentando a capacidade de absorção e fornecendo substâncias que estimulam o crescimento das plantas. O composto atua também no aumento do pH e nos teores de cátions trocáveis. Essas alterações dependem, entretanto, da quantidade e qualidade do composto e das características do substrato no qual se faz parte (Gomes, 1992).
Silva et al. (1999), complementa que, uma das possibilidades do usoagrícola de resíduos urbanos é alternativa de maior viabilidade técnico-científica, pois estes são fontes de nutrientes e de matéria orgânica, porém contém metais pesados e outros produtos potencialmente tóxicos, os quais segundo Marchiori et al. (1998), por seu efeito acumulativo, podem levar a contaminação de solos e plantas, e através da cadeia alimentar, serem translocados para o homem e outrosanimais. Deve-se levar em conta, todavia, que um metal presente no composto não está totalmente disponível para ser absorvido pelos vegetais, podendo o mesmo se encontrar em várias frações do composto.
Com relação aos teores totais de metais pesados, o uso contínuo de composto de lixo, principalmente nas doses mais elevadas de composto e para o zinco, pode resultar em contaminação do...
tracking img