Uso de Sulfato de Cobre para o tratamento de infecções bacterianas na epiderme de Leporinus sp.

469 palavras 2 páginas
Uso de Sulfato de Cobre para o tratamento de infecções bacterianas na epiderme de Leporinus sp.

Introdução

O Leporinus sp., popularmente conhecido com Piau, Piauçú ou Piapara é um peixe de origem brasileira, comumente encontrado em regiões da Bacia Amazônica. Possui grande importância para a psicultura brasileira devido o consumo de sua carne.
Uma das grande causa de prejuízos na psicultura são as infecções bacterianas, fúngicas e ectoparasitoses.
O uso de antibióticos na aquicultura pode levar a grandes danos na produção, pois pode deixar resíduos na carcaça do animal, prejudicando assim sua exportação. Além disso, o uso desses antibióticos em larga escala na produção aquícola pode levar a seleção de bactérias resistentes e também prejudicar a qualidade da água, gerando assim danos ao meio ambiente.
Devido isso é necessário alternativas de tratamento que diminuam os danos e sejam efetivos. Uma das alternativas ao uso de antibióticos é o uso de solução de Sulfato de Cobre no tratamento contra infecções e ectoparasitoses.
Um dos meio de tratamento utilizado na medicina de peixes são os denominados “banhos terapêuticos”, que consistem na transferencia do peixe contaminado para um “aquário hospital”, em que o medicamento ou outra substância utilizada no tratamento é diluída na água, tendo o efeito somente sobre o peixe debilitado, sem que seja administrado juntamente aos demais peixes que se encontram saudáveis, pois várias bactérias que são patogênicas vivem normalmente em equilíbrio no ambiente do animal, gerando a patogenia somente em animais que estejam mais fracos ou debilitados.

Desenvolvimento

Foi estudado o caso clínico de um peixe Leporinus sp., popularmente conhecido como
Piau, que apresentava lesões esbranquiçadas na pele provenientes de uma infecção bacteriana. Durante o tratamento, o Piau foi transferido para um tanque na quarentena, e foi realizado banhos terapêuticos de longa duração, administrando-se diariamente na água, durante 6 dias, solução

Relacionados

  • 078026830701
    28838 palavras | 116 páginas
  • Protostomasdos
    23292 palavras | 94 páginas