Uso de drogas por crianças e adolescentes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4480 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL COM A DROGADIÇÃO NA ADOLESCÊNCIA: UM ESTUDO QUALITATIVO

I-INTRODUÇÃO

1.1 - Drogas: conceitos e tipos

Droga é considerada qualquer composto químico de uso médico, diagnóstico terapêutico ou preventivo. Substância cujo uso pode levar a dependência alucinogênica e excitação do individuo que possivelmente entrará em “transe”.É toda e qualquer substâncianatural ou sintética, que introduzida no organismo modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas, de animais e de alguns minerais, por exemplo a cafeína (do café), a nicotina (presente no tabaco), o ópio (na papoula) e o THC tetrahidrocanabiol (da maconha). As drogas sintéticas são fabricadas em laboratório, exigindo para isso técnicas especiais. O termodroga presta-se a várias interpretações, mas comumente suscita a idéia de uma substância proibida, de uso ilegal e nocivo ao indivíduo, modificando-lhe as funções, as sensações, o humor e o comportamento. A intenção do pré-projeto é entender e estudar a drogadição e seus efeitos nocivos na fase da adolescência.

JUSTIFICATIVA: Diante dessas considerações, este pré-projeto se propõe estudar o uso dedrogas por crianças e adolescentes, a partir de uma revisão bibliográfica sobre o tema, em livros, artigos e pesquisas na internet.
O pré-projeto, está dividido em três capítulos explicativos de forma sucinta para o bom entendimento da “Avaliação Acadêmica”.

PRESSUPOSTO TEÓRICO:
Atualmente, vivemos em uma sociedade que possui um contexto político-econômico extremamenteexcludente, os níveis elevados e permanentes de desemprego estrutural, a fragilização dos vínculos familiares, a expressão da violência acentuada contra a criança e o adolescente, são fenômenos que podemos identificar como crescentes e potenciais usuários de drogas. Sabe-se que os fatores de esclusão social, é o que nos levam a expressão da atual conjuntura no cotidiano das famílias, aquelas quecompõe as camadas mais pobres. É necessário compreender que há carência de possibilidades de acesso a bens, serviços, a um emprego digno e seguro, a condições mínimas de nutrição, saúde, habitação e educação. A sobrevivência, muitas vezes em condições subumanas, fragiliza sujeitos e vínculos, expressando-se através de comportamentos agressivos, do uso freqüente de álcool, drogas, da opressão e violênciacontra a mulher e a criança, da quebra de relações e abandono. (FALA DE AUTOR)

“A exclusão social é a porta de entrada de crianças e adolescentes ao mundo das drogas”
O público adolescente é alvo na rota do tráfico.Por conseqüência, se vê constantemente como pontos estratégicos de distribuição de entorpecentes, as escolas, os shoppings centers, as danceterias, as saídas deshows de música, as academias de ginástica, em suma, todos os locais freqüentados por jovens, pois além de consumidores podem passar a cumprir o papel de operários da droga.
É bastante comum hoje em dia, verificar-se jovens viciados em entorpecentes trabalharem para o tráfico em troca de pequenas quantidades de droga para o consumo próprio, isto representa no tráfico, um ganho pecuniário muitoalto, pois se passa a lidar com uma marionete que aceita tudo, e tudo faz em troca de quase nada. Podemos citar também, outro exemplo que envolve a adolescência e o tráfico de entorpecentes desde as camadas mais abastadas e consumo em escala razoável de drogas como forma de diversão, até as classes menos favorecidas, que têm no tráfico a confiança que teoricamente, deveriam depositar no Estado,tais como de proteção, de auxílio, de segurança e de respeito, mas que não o fazem em razão de saberem que na prática, representam um contingente excluído e indesejável na sociedade. O jovem por sua impetuosidade, curiosidade, rebeldia, desafios e necessidade de romper com padrões e regramentos preestabelecidos, é uma presa fácil diante do poder de persuasão de traficantes experientes que...
tracking img