Uso de Beta-agonistas adrenérgicos:Zilpaterol e Ractopamina em bovinos de corte

1911 palavras 8 páginas
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Curso: Medicina Veterinária
Disciplina: Bovinocultura de Corte
Professor: Rafahel Carvalho de Souza

Impacto Técnico e Econômico da Aplicação de Melhoramento
Genético na Bovinocultura de Corte

Grupo:
Allana Sophie Fernandes Bechara
Ana Débora dos Santos Fortunato Balbino
Anna Rafaella Godoy
Cristiane Aparecida Moura
Francielly da Silva Franca
Gabriel de Andrade Evangelista
Larissa Azevedo da Silva

Betim 2013
Introdução
A cadeia produtiva da carne bovina brasileira vem se fortalecendo nos últimos anos e contribuindo para colocar o agronegócio em posição de destaque na economia internacional. A utilização da técnica de cruzamento fornece aos produtores uma forma rápida de aprimorar as características desejáveis dos animais, tornando-os mais eficientes para a característica desejada, mas para isso é necessário o desenvolvimento de técnicas que definam marcadores destinados à produção de carne de maior qualidade e alto valor agregado, em casos de produtores de bovinos de corte.
A busca pelo “animal perfeito” faz com que, cada vez mais, se busque formas de projetar os animais para que estes sejam os melhores na categoria desejada.
Atualmente, a bovinocultura de corte tem sofrido alterações em relação às escolhas de características para melhoramento dos rebanhos onde, ao contrário de selecionar apenas animais com relação peso/idade ao abate, têm-se buscado também relação ossos/músculos, características de carne como a área de músculos em diversos cortes, maciez, percentual de gordura e também características associadas à bioética animal e ao impacto ambiental de novas tecnologias. Isso é devido a alta demanda por eficiência e qualidade da carne, exigências do mercado interno e externo, aumento da competitividade de consumo da carne de outras espécies (suína, aves, peixes, etc.) e o desejo dos criadores de tomar decisões levando em consideração o valor econômico da produção e aspectos

Relacionados