Uso de argila expandida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1440 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA – SOCIESC
INSTITUTO SUPERIOR TUPY – IST

DIOGO MOREIRA MAIA
LUIZ GUILHERME LONGO LINO

PROFª. Me. ANA LÚCIA DOLZAN

USO DE ARGILA EXPANDIDA NA PRODUÇÃO DE CONCRETO LEVE

JOINVILLE – SC
2012
SUMÁRIO

1. TEMA 3
2. DELIMITAÇÃO DE TEMA 3
3. PROBLEMATIZAÇÃO 3
4. OBJETIVO GERAL 3
5. OBJETIVO ESPECÍFICO 3
6. HIPÓTESES 3
7. JUSTIFICATIVA 3
8.REFERENCIAL TEÓRICO 4
9. METODOLOGIA 6
10. CRONOGRAMA 6
11. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 6

*

TEMA

Argila expandida.
DELIMITAÇÃO DE TEMA

Aplicabilidade de argila expandida como agregado graúdo na produção de concreto leve.
PROBLEMATIZAÇÃO

Como reduzir o peso de um concreto e melhorar suas propriedades térmicas, a partir da utilização de argila expandida como agregado graúdo?
OBJETIVOGERAL

Pesquisar a qualidade do concreto de enchimento configurado com argila expandida.
OBJETIVO ESPECÍFICO

* Pesquisar a qualidade de uso da argila expandida como isolante térmico.
* Produzir uma amostra de concreto utilizando argila expandida como agregado graúdo.
* Produzir uma amostra de concreto utilizando agregado graúdo convencional (brita).
* Realizar testes comparativos entreas duas amostras.
* Estabelecer se o uso de argila expandida é viável ou não.
HIPÓTESES

Se a argila expandida for utilizada de maneira correta, podemos obter um concreto mais leve, com melhores propriedades térmicas.

JUSTIFICATIVA

A argila expandida é um material leve, de fácil manuseio, podendo ser aplicada em um concreto com a finalidade de reduzir a carga sobre a estrutura da edificação etornar o ambiente mais confortável em termos de isolamento térmico para seus habitantes.

REFERENCIAL TEÓRICO

Segundo COUTINHO (1988), a descoberta da argila expandida foi feita em 1885, mas só em 1918 o americano S. J. Heyde utilizou-a como agregado para concreto. O processo de fabricação do agregado de argila expandida, conhecido pela sigla LECA (light expanded clay aggregate), produzido emfornos rotativos foi patenteado na Dinamarca na década de 40. A argila expandida é o produto obtido por aquecimento de alguns tipos de argila a temperatura entre 1000°C e 1200°C. Nesta faixa de temperatura, uma parte dos constituintes do material se funde gerando uma massa viscosa, enquanto a outra parte se decompõe quimicamente, liberando gases que são incorporados por esta massa sinterizada,expandindo-a em até sete vezes o seu volume inicial. Esses gases, retidos no interior da argila, não podem escapar para o exterior devido à fase líquida que envolve as partículas da argila. Essa estrutura porosa se mantém após o resfriamento, de modo que a massa específica aparente do material resultante torna-se menor do que antes do aquecimento, podendo, o produto final, ser utilizado como agregadoleve (SHORT e KINNIBURGH, 1963; COUTINHO, 1988).
O agregado de argila expandida pode ser produzido pelo tratamento térmico da matéria prima triturada e classificada granulometricamente, ou moída e pelotizada, sendo este processo geralmente realizado em forno rotativo a gás ou óleo diesel, similar aos usados na fabricação de cimento Portland. Pode também ser obtido por sinterização contínua.
Nessecaso, o material bem umedecido é transportado numa esteira, sob queimadores, de modo que o calor envolve gradualmente toda a espessura da camada (NEVILLE, 1982; MEHTA e MONTEIRO, 1994).
Os agregados de argila expandida produzidos pelo processo de sinterização contínua tem massa específica entre 650kg/m³ e 900kg/m³ e os produzidos em forno rotativo, entre 300kg/m³ e 650kg/m³ (NEVILLE, 1982).
SHORTe KINNIBURGH (1963) citam que para a produção destes agregados, a argila deve se fundir a temperaturas baixas e ao mesmo tempo, deve conter constituintes minerais que irão produzir gases em tal temperatura. Isso garante a produção desse agregado de forma econômica. Os principais gases formados são: dióxido de enxofre, vapor de enxofre, dióxido de carbono, monóxido de carbono, oxigênio,...
tracking img