Uso de ar na retrolavagem de filtros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1014 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UTILIZAÇÃO DE AR NA LAVAGEM DOS FILTROS DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA CONVENCIONAL




Enviar currículo fora do texto






Título
Objetivo
Metodologia empregada
Resultados previstos e alcançados
500 palavras
Et.aneac@gmail.com


Resumo


Muitas ETAs, no Brasil estão trabalhando acima da vazão de projeto, causando diversos problemas durante o processo detratamento da água. Antes de se pensar em reformas nas instalações da estação, deve-se procurar alternativas que permitam aumentar a capacidade de tratamento sem ampliar fisicamente a estação. Uma das alternativas é melhorar a etapa de filtração, aumentando suas taxas, principalmente se o filtro for a etapa crítica (“gargalo”) do processo. Isto pode ser obtido através da troca ou recuperação do leitofiltrante. Portanto, a lavagem do leito filtrante pode ser determinante na eficiência do tratamento. A utilização do ar junto com a água na lavagem possibilita aumentar a limpeza entre grãos do meio filtrante, melhorando a capacidade do filtro e ampliando o intervalo entre lavagens. Além disso, o uso do ar na lavagem dos filtros tem caráter de manutenção preventiva, pois, aumenta a vida útil domaterial do leito filtrante.
O presente trabalho visou avaliar a utilização de ar comprimido como auxiliar na retrolavagem de filtros rápidos de areia em estações de tratamento de água. As análises foram feitas no resíduo gerado na lavagem dos filtros utilizando ar e água e utilizando apenas água (sistema tradicional). A estação de tratamento de água onde foi feita a pesquisa localiza-se na regiãometropolitana de Porto Alegre no Sul do Brasil. Esta estação trata em torno de 700 L/s (15% acima da vazão para a qual foi projetada) e o manancial de captação de água bruta é um rio bastante poluído, com alta turbidez e concentração de sólidos suspensos. Foi feito o acompanhamento da qualidade do resíduo da lavagem dos filtros desde o início do uso do ar, avaliando a eficiência do sistema,através dos resultados de cor e turbidez ao longo de três meses. Além desse, foram analisados outros parâmetros físico-químicos do resíduo da lavagem. As amostras foram coletadas logo que se iniciou o uso do ar na lavagem. Eram feitas coletas diárias em todos os filtros, sendo duas no segundo minuto da lavagem (situação de início) e duas no quinto minuto (situação de final da lavagem). Cada lavagem, naETA estudada, dura, em média, 7 minutos.
Foram escolhidos os dados do segundo minuto em virtude do resíduo estar mais contaminado neste momento do que no quinto minuto. Devido à necessidade de se realizar mais de uma lavagem diária para cada filtro, foi possível efetuar coletas no mesmo dia, em lavagens utilizando-se água + ar e utilizando-se apenas água.


Através das análises foipossível verificar o efeito do uso do ar sobre o leito filtrante, melhorando suas características com relação à capacidade operacional (relacionada à perda de carga), duração da carreira de filtração (intervalo entre lavagens consecutivas), necessidade de manutenção e substituição do colchão de areia. Além disso, foram analisados outros parâmetros físico-químicos para verificar a qualidade doefluente e o impacto ambiental gerado pelo mesmo. Os resultados obtidos para cor e turbidez indicaram que, ao longo do período em que se utilizou o ar no auxílio à retrolavagem, houve uma limpeza gradual do leito filtrante, reduzindo a perda de carga no mesmo e aumentando a carreira de filtração. Os demais parâmetros indicaram que o efluente da lavagem torna-se mais contaminado com o auxílio do ar, mas oleito filtrante fica mais limpo. Além disso, o uso do ar permite reduzir a quantidade de água utilizada na retrolavagem, reduzindo as perdas no tratamento.
Os gráficos de cor e turbidez demonstraram que, ao longo dos primeiros três meses do auxílio do ar na retrolavagem dos filtros, houve uma redução, até valores estáveis, na concentração de partículas suspensas e dissolvidas no efluente...
tracking img