Uso de aditivos.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1081 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
os aditivos carregam em si dois objetivos fundamentais, o de ampliar as qualidades de um concreto, ou de minimizar seus pontos fracos.

Como exemplo, podemos dizer que sua aplicação pode melhorar a qualidade do concreto nos seguintes aspectos:
     
-          Trabalhabilidade
-          Resistência
-          Compacidade
-          Durabilidade
-          Bombeamento-          Fluidez (auto adensável)
 
E pode diminuir sua:
 
-          Permeabilidade
-          Retração
-          Calor de hidratação
-          Tempo de pega (retardar ou acelerar)
-          Absorção de água
 
Sua utilização, porém, requer cuidados. Além do prazo de validade e demais precauções que se devem ter com a conservação dos aditivos são importantes estar devidamente informado sobre omomento certo da aplicação, a forma de se colocar o produto e a dose exata.
 
Não é exagero comparar os aditivos aos remédios, que podem tanto trazer mais saúde para seus pacientes, como podem virar um veneno se ministrados na dose errada.
 
Tomando-se os cuidados necessários a relação custo-benefício destes produtos é muito satisfatória. As empresas que prestam serviços de concretagem, nãoabrem mão das suas qualidades e possuem, portanto, equipamentos e controles apropriados para conseguir o melhor desempenho possível dos concretos aditivados.



Atualmente utilizar aditivos em concretos, argamassas e caldas de cimento se pensam que o produto "encarece" o preço da obra. Caso seja feita uma análise precisa, notaremos que o preço do aditivo na construção, reduzirá custospresentes (melhoras na qualidade das argamassas e concretos, redução de material, eliminação de material, etc.) e custos futuros (problemas com estruturas fissuradas, queda de resistência, etc.). Podem até mesmo serem considerados como um dos componentes do concreto, além da água, do cimento e dos agregados em geral.

A tecnologia dos aditivos tem se desenvolvido, acompanhando o ritmo crescente dosetor da construção civil e permitindo soluções inovadoras e práticas. É preciso, porém, esclarecer que os aditivos não transformam um concreto mal dosado e mal manuseado em um concreto de excelente qualidade. Eles aprimoram certas características positivas do concreto acabado, adequando-o às exigências da obra e do projeto, também transformam um concreto bom, em um concreto ainda melhor.Definição de aditivo

Aditivos são produtos empregados na elaboração de concretos, argamassas e caldas de cimento para modificar certas propriedades do material fresco ou endurecido, tornando-os mais fáceis de manusear e incrementando sua resistência diante das solicitações físico-químicas

Os aditivos mais populares na construção civil são os plastificantes, retardadores de pega,incorporadores de ar e outros.

A NBR 11768 – Aditivos para concreto de cimento Portland, define-os como “Produtos que adicionados em pequenas quantidades, modificam algumas de suas propriedades, no sentido de melhor ajudá-las a determinadas condições”. Ou seja, o concreto precisa ter, antecipadamente, determinada característica para que o aditivo possa acentuar, retardar, acelerar ou plastificar. Nosentido mais amplo, não é um remédio que se adiciona e, como em um passe de mágica, o concreto fica adequado.

A maioria dos fabricantes de aditivos recomenda, exceto em casos especiais, não adicionar teores maiores que 5% em relação à massa do cimento. A quantidade em excesso do produto no concreto poderá causar efeito colateral, como o retardo da pega na superdosagem de um plastificante. Osaditivos alteram as características do cimento sem alterar sua proporção na composição do concreto.

Os efeitos que os aditivos provocam podem ser temporários ou permanentes, sem alterar as demais propriedades. Ou seja, o concreto deve resistir às mesmas solicitações e ataques que resistiria sem nenhum aditivo*. Por exemplo, os aditivos retardadores ou aceleradores de pega, que influenciam o...
tracking img