Uso de aditivo em concreto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1428 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE UBERABA


MATERIAIS DE CONTRUÇÃO CIVIL I – TEORICA: ROTEIRO DE INTEGRALIZAÇÃO – USO DE ADITIVO EM CONCRETO

UBERABA
MG


MATERIAIS DE CONTRUÇÃO CIVIL I – TEORICA: ROTEIRO DE INTEGRALIZAÇÃO – USO DE ADITIVO EM CONCRETO

Trabalho apresentado à Universidade Uberaba como parte das exigências da disciplina de Materiais de Construção Civil I.
Orientador: Prof. CeciliaCarmelita Ramos Marega

UBERBA-MG
2012
SUMARIO

INTRODUÇÃO 4
DEFINIÇÃO 5
IMPORTÂNCIA 5
NOMENCLATURA, ESPECIFICAÇÕES E CLASSIFICAÇÕES 5
ADITIVOS PARA CONCRETOS 6
CONCLUSÃO 7
BIBLIOGRAFIA 8

INTRODUÇÃO

Os aditivos já eram usados pelos romanos muito antes da existência do cimento Portland. Na Roma antiga, eles usavam clara de ovo, sangue de animal entre outros ingredientes comoaditivo.
O enorme crescimento da indústria de aditivos ocorreu devido ao entendimento de que as propriedades do concreto, tanto no estado fresco como no estado endurecido, podem ser modificadas pela adição de certos materiais a misturas de concreto.
Atualmente é comum em alguns países o fato de que 70 a 80% de todo o concreto produzido contenha um ou mais aditivos. Assim, torna-se importante queos engenheiros civis estejam familiarizados com os aditivos comumente usados, juntamente com suas aplicações e limitações características.
Ao contrário dos países desenvolvidos no Brasil há um certo receio na utilização do aditivo no concreto, isto é, por causa do desconhecimento e a falta de informação, geralmente associada à correção de uma dosagem mal feita.
Com o objetivo de mudar amentalidade dos profissionais da próxima geração, no que diz respeito ao uso de aditivos, as indústrias de aditivos estão procurando investir na educação, através de realização periódica de palestras para escolas de engenharia, tanto em nível de graduação como de pós-graduação. Tudo o que envolve o concreto está evoluindo, e dessa forma, torna-se necessário cada vez maior uso dos aditivos.

DEFINIÇÃOSegundo a ASTM C 125, aditivo é um material empregado como constituinte do concreto ou argamassa e adicionado na betoneira imediatamente antes ou durante a mistura.
Segundo a NBR 11768, aditivos para concreto de cimento Portland são produtos que adicionados em pequena quantidade a concretos de cimento Portland modificam algumas de suas propriedades, no sentido de melhor adequá-las a determinadascondições.

IMPORTÂNCIA
Algumas finalidades importantes para as quais os aditivos são empregados:
* Para aumentar a plasticidade do concreto sem aumentar o teor de água,
* Reduzir a exsudação e a segregação,
* Retardar ou acelerar o tempo de pega,
* Acelerar a velocidade de desenvolvimento da resistência nas primeiras idades,
* Retardar a taxa de evolução de calor,
*Aumentar a durabilidade em condições específicas de exposição

NOMENCLATURA, ESPECIFICAÇÕES E CLASSIFICAÇÕES
As substâncias empregadas como aditivos podem ser divididas, de modo amplo em dois tipos. Algumas substâncias começam a agir instantaneamente sobre o sistema água-cimento, por modificação da tensão superficial da água e por adsorção à superfície das partículas de cimento; outras se dissociamem seus íons constituintes e afetam as reações químicas entre os compostos do cimento e a água, de alguns minutos até algumas horas após a adição.
São também empregados como aditivos materiais insolúveis finamente moídos, tanto de fontes naturais ou como subprodutos de algumas indústrias.
Os sais solúveis e os polímeros, agentes tensoativos ou outros, são adicionados ao concreto em quantidadesmuito pequenas, principalmente com o propósito de incorporar ar, tornar o concreto fresco plástico, ou controlar o tempo de pega. Com o uso de aditivos plastificantes é possível aumentar a fluidez sem aumentar o teor de água, ou reduzir o teor de água mantendo uma mesma consistência do concreto fresco. Os plastificantes são também chamados de aditivos redutores de água.
A NBR 11768 classifica os...
tracking img