Uso das termoelétricas no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2174 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA
UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA ELÉTRICA

______________________________________________________


IV SEMINARIO DE ELETROTÉCNICA APLICADA À SUSTENTABILIDADE

CAMPINA GRANDE, PARAIBA.




USO DAS TERMELÉTRICAS NO BRASIL

Carlos Henrique Medeiros de Azevêdo1
Luis Reyes RosalesMontero2

1Graduando do curso de Engenharia Civil; carloshenriquecivil@gmail.com


2Professor da Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica da UFCG, professorluisreyes@hotmail.com





Resumo: A termeletricidade é resultado do calor originado pela queima do combustível, que aquece uma caldeira de água, produzindo vapor suficiente para acionar uma turbina acoplada a um gerador de energiaelétrica. Pode ser originada, também, da queima direta do combustível por turbina de gás. Também com principais combustíveis o carvão, o gás natural derivados do petróleo e o urânio – para gerar energia nuclear. A principal razão para o Brasil ter investido em termelétricas é o esgotamento das fontes de energia hidrelétrica nas proximidades dos grandes centros, o que tem elevado os custos dos novesprojetos, situado cada vez mais distante dos centros de consumo. Outra razão são as rigorosas exigências ambientais que têm aumentado o tempo de implantação. A descoberta de razoáveis reservas de gás natural permitirá que o Brasil aumente sua produção e a participação da termeletricidade na matriz energética.

Palavras-chave: Termelétrica, Energia Elétrica, Combustíveis.

1. INTRODUÇÃOHouve um tempo em que a produção de energia elétrica brasileira era basicamente de origem hidrelétrica, com usinas termelétricas acionadas somente em situações de graves restrições hídricas. Este quadro começou a mudar particularmente após o racionamento de 2001/2002, quando usinas termelétricas emergenciais foram contratadas para evitar o agravamento do quadro. Nossa produção ainda ébastante em hidrelétrica, como mostra a figura abaixo, mas, em alguns momentos dos últimos cinco anos, nossa produção termelétrica (nucleares inclusas) chegou a ultrapassar 15% do total.
Os maiores níveis de produção termelétrica ocorreram no início de 2008, quando todas as termelétricas disponíveis foram convidadas a despachar, e entre agosto e dezembro de 2010. No primeiro caso o ONS autorizouo despacho termelétrico, fato totalmente inusitado no início do ano, por causa do atraso da chegada do período úmido, que estava deplecionando os reservatórios do Sudeste a uma taxa preocupante. O segundo caso é talvez mais complicado. Por causa dos desligamentos ocorridos nas linhas de Itaipu em novembro de 2009, esta usina passou a operar com produção reduzida entre dezembro de 2009 e junho de2010. O decréscimo de produção de Itaipu foi compensado pelas demais hidrelétricas, especialmente até maio de 2010, como indica o gráfico, quando o período seco já estava em curso. O resultado foi que, embora o armazenamento do Sudeste tenha iniciado o ano de 2010 no melhor nível dos últimos cinco anos (73%), em meados de novembro de 2010 este nível estava em 41%, ainda pior do que o nível no mesmoperíodo de 2007 (50%). Como resultado, as termelétricas foram novamente acionadas.
[pic]


A figura abaixo mostra a variação produção termelétrica (carvão, gás, diesel e óleo combustível - nucleares exclusas), em MW médios diários e em termos médios mensais, do início de novembro de 2007 ao final de junho de 2011. O pico de 8.000 MW médios em setembro de 2010 corresponde a 16% daprodução eletroenergética total do período, evidenciando que temos lançado mão de todos nossos recursos disponíveis quando necessário (mesmo que tais medidas tenham sido severamente criticadas, como foi o caso de 2010). Já se foi a era de um sistema predominantemente hidrelétrico, composto por vários reservatórios plurianuais. E esta era acabou tão rápido que alguns livros-texto talvez nem tenham sido...
tracking img