Uso das tecnologias como suporte para ensino dos conteudos matemáticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O USO DAS TECNOLÓGIAS COMO SUPORTE PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS
Antonio Marinaldo Dos Santos[1]
Prof. M.s.c Paulo Martinelli²

RESUMO
Este trabalho trata das tecnologias e sua importância no contexto escolar, noque concerne o ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos. Neste sentido a realização do mesmo tem como principio fundamental, buscar destacar através de pesquisa em livros, artigos e sites. A importância de fazer uso das tecnologias nas salas de aulas, pois a partir disso pode-se considerar que um ensino pautado em tais ferramentas pode melhorar consideravelmente, tanto no que diz respeito aoensino, quanto à aprendizagem de tais conteúdos. Sabemos que os educadores matemáticos enfrentam em seu cotidiano vários desafios e dificuldades, mas com uma boa formação eles com certeza farão um ótimo uso destas tecnologias. Aos educadores cabe preocupar-se com essa realidade que o cerca, buscando renovar seus conhecimentos a cada instante, sendo esse o foco principal deste artigo fundamentadonas idéias de autores renomados como: Borba, Penteado, Moran, Marinho, e outros.

Palavras-chaves: Tecnologia. Educação Matemática, Ensino-aprendizagem Desafios, educadores matemático.

1- INTRODUÇÃO
Este trabalho busca aprofundar os estudos sobre a utilização das novas tecnologias, sem esgotar o assunto, sobre a utilização das mesmas no processo educativo, tendo em vista a ação doeducador matemático no cotidiano escolar, no sentido de dinamizar e melhorar o processo de ensino/aprendizagem dos conteúdos matemáticos, bem como sua formação para o ensino e a pesquisa, buscando novas formas de aprender a pensar e de ensinar. Este trabalho justifica-se pelas alterações que a educação vem sofrendo e que exige transformações, as quais necessitam de um profissional capaz deproduzir conhecimentos a partir da reflexão de sua prática e também capaz de enfrentar desafios, principalmente que ele seja capaz de buscar novas formas de atuação.
Nessa perspectiva, é importante verificar qual a formação dos professores e quais os desafios enfrentados com a utilização das tecnologias no Ensino da Matemática. O referido trabalho é composto por seis seções, sendo que a primeirae a segunda seção trazem uma breve introdução sobre o significado da palavra tecnologia e como ela foi surgindo no decorrer dos anos, dando-se ênfase as tecnologias – computador, internet, calculadora – empregados no processo ensino-aprendizagem. Na primeira parte da terceira seção, “A Importância das Tecnologias no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos”, ressalta aimportância das mesmas no dia-a-dia, tendo sempre em mente que elas podem contribuir muito para o desenvolvimento da humanidade. Já na segunda parte, relata a importância do uso das tecnologias na educação, as novas formas de aprender com a utilização das mesmas, visando à melhoria do processo de aprendizagem. Aborda também a atualização do papel e das funções do professor, a sua compreensão e a utilizaçãodas tecnologias, visando à aprendizagem dos alunos. A quarta seção destaca: “Tecnologias utilizadas no ensino da Matemática”, quais os objetivos das tecnologias e como os professores podem fazer uso das mesmas para transformar as aulas mais interessantes, destaca ainda como as tecnologias podem contribuir para desenvolver a capacidade de cada aluno. A quinta seção aborda as mudanças ocorridas noEnsino da Matemática com a utilização das tecnologias, informa como a integração do trabalho pedagógico com as tecnologias no currículo, como ferramentas, exigirão uma reflexão de suas técnicas, dos conteúdos escolhidos, das novas formas de se realizar o trabalho pedagógico e a preparação continuada e adequada dos professores. E, finalmente, a sexta seção, “O papel do professor ao inserir as...
tracking img