Uso das novas tecnologias no ensino de química

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2519 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE QUÍMICA.
Sunny Karelly Silva de FREITAS; Emanoel Laurertan Tavares FRANÇA; Laécio Nobre de MACEDOInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE – Campus QuixadáEstrada do Açude Cedro, Km 5, s/n - Quixadá – CE - Cep 63900-000 - Caixa Postal 95.sunnyflory@hotmail.com; laurertan@yahoo.com.br; laecio@virtual.ufc.br |
RESUMO
Com odesenvolvimento das tecnologias de informação, com os computadores trabalhando cada vez mais rápido, surgiu a necessidade de se evoluir também o modo de se ensinar. Necessidade esta maior na área das Ciências Exatas. Esta pesquisa tem como objetivo identificar as ações das novas tecnologias no Ensino de Química e se contribuem ou não para melhor aproveitamento das aulas. Para alcançar tais objetivos, foifeito um questionário com sete (07) perguntas onde alunos de Ensino Médio das escolas públicas do município de Quixadá, Ceará, deveriam indicar o grau de dificuldade que enfrentavam na disciplina em questão e como as novas tecnologias contribuem para seu aprendizado. Os participantes da pesquisa foram quarenta (40) alunos de quatro escolas locais com faixa etária entre 15 e 20 anos. A partir dosresultados desta pesquisa, verificou-se que 80% dos entrevistados aprendem mais quando as aulas de Química são dadas com o auxílio de recursos tecnológicos, enquanto apenas 20% rejeitaram a ideia de que é preciso apostar nessa forma de ensino para facilitar a aprendizagem. O teste estatístico indica que a maioria dos professores não usa como deveria os recursos oferecidos pelas escolas para, muitasvezes, livrar-se da monotonia das aulas.


Palavras-chave: novas tecnologias; química; ensino; aprendizagem


1. INTRODUÇÃO
A Química, assim como a Matemática e a Física, é uma disciplina que mostra certo grau de dificuldade por parte dos alunos de Ensino Médio. Por ser uma ciência experimental, que requer observações, cálculos e tem alguma interdisciplinaridade, torna-se motivo dedesinteresse por parte desses alunos. Interdisciplinaridade esta que, ao soar a palavra “Química” o estudante automaticamente lembra-se da Física e da Matemática, causando-lhe certo temor a este triângulo de disciplinas tão interligadas. Outro motivo, que está inteiramente ligado ao anterior, é a monotonia das aulas, onde o professor, muitas vezes, não muda suas metodologias, fazendo algo que tirea turma da rotina das aulas e chame-a para estudar o conteúdo que está sendo aplicado.
Para os alunos que nem sequer buscam uma aproximação com a disciplina em questão ficará ainda mais difícil acompanhar o ritmo da classe depois.
Os próprios alunos podem ser resultados da forma de como a metodologia está sendo aplicada. Isto se explica quando alguns professores ensinam, por exemplo,conteúdos mais fáceis de forma difícil, complicada, enquanto deveriam ser facilitadores do aprendizado. Atitudes como esta fazem com que os estudantes critiquem cada vez mais as Ciências Exatas e sintam-se incapacitados de estudá-las. O professor sempre perceberá que alguns alunos precisam de métodos diferentes de ensino para que aquele assunto lhe seja mais ameno, sem tantas dificuldades.
Quandoo aluno se acha incapaz de enfrentar uma disciplina, neste caso, a Química, ele a abandona, desiste de se atentar às aulas, por serem ministradas sempre da mesma forma. Pode-se estudar Química através de softwares muito interativos, de diversos conteúdos da área, além de envolver o aluno à modernidade que presenciamos. Nesse momento é que as tecnologias, cada vez mais sofisticadas, reforçam oprofessor em suas aulas, mas sem exagero, pois com uso consecutivo desses recursos as aulas também se tornam monótonas.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Neste novo milênio, tudo está voltado ao uso das novas tecnologias, especialmente na área científica. Isso pode ser considerado bom ou ruim a partir da maneira de como são usadas. Dando exclusividade ao seu uso na educação, na formação dos cidadãos...
tracking img