Uso da lista de compras como proposta no ensino de Linguagem e Matemática em uma turma de EJA na Escola Estadual Orlando Bitar, em Belém, Pará.

2112 palavras 9 páginas
Uso da lista de compras como proposta no ensino de Linguagem e Matemática em uma turma de EJA na Escola Estadual Orlando Bitar, em Belém, Pará.

Alciane Almeida Capela
Carmen Regina Lisboa Fernandes Universidade do Estado do Pará.

Resumo

Este artigo relata a experiência de Estágio Supervisionado em Ensino Fundamental das alunas do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Pará em uma turma de da primeira etapa de Educação de Jovens e Adultos na Escola Estadual Orlando Bitar, no município de Belém, Pará. A vivência proporcionou a participação nas atividades desenvolvidas em sala de aula, e observação das dificuldades enfrentadas pelos alunos na aprendizagem dos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática, o que resultou na elaboração de um projeto interdisciplinar que buscou compreender como as situações cotidianas relatadas pelos alunos podem ser utilizadas pelos professores na elaboração de aulas mais atrativas e significativas no ensino dessas disciplinas. Assim, construísse uma aula em que o tema integrou a discussão de ambas as disciplinas a luz do cotidiano dos alunos, desse modo, adotamos como didática de ensino a discussão da lista de compras. Com esta temática desenvolveu-se o debate de conteúdos matemáticos e com as informações de encartes de supermercados trabalhou-se a questão da leitura e escrita. A regência foi dividida em três momentos, no primeiro houve a realização de uma roda de conversa em que discutiu-se a importância das anotações das listas de compras. No segundo momento, a turma foi dividida para que cada grupo organizasse uma categoria de produto (teoria de conjuntos) e construíssem cartazes de acordo com cada categoria (gêneros alimentícios, produtos de limpeza, vestimenta, etc.). No último momento, aplicou-se um exercício (atividade escrita) em que os alunos praticaram o que foi ensinado. Como resultado notamos que ao adotarmos temas próximos a realidade dos alunos foi possível contribuir para um melhor aprendizado dos

Relacionados

  • Anais Febrace2010
    100685 palavras | 403 páginas