Uso da informatica na educacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Educação

Conforme tarja (2005, p.26) um dos maiores enfoques da educação gira em torno dos sistemas produtivos, antes da Revolução Industrial o aprendizado era gerado no dia-a-dia das pessoas, os estudantes eram aprendizes junto com seus mestres na realização dos afazeres gerando produtos e serviços conforme suas necessidades. Mas com a Revolução Industrial esteparadigma mudou e as pessoas começaram a trabalhar em sistema de produção serial onde cada um era especializado em uma determinada tarefa.

O conhecimento e, portanto, os seus processos de aquisição assumirão um papel de destaque, de primeiro plano. Essa valorização do conhecimento demanda uma nova postura dos profissionais em geral e, portanto, requer o repensar dos processos educacionais,principalmente aqueles que estão diretamente relacionados com a formação de profissionais e com os processos de aprendizagem (VALENTE 2006 p.31).

Hoje em dia, depara-se com um sistema de aprendizagem um pouco diferente, pois os membros de uma célula produtiva entendem ou devem entender o processo por inteiro e não mais fragmentado, a divisão de trabalho ainda existe, mas os limites entre as funções sãoquase imperceptíveis.
De acordo com Valente (2006, p.31) pode-se verificar que nos últimos tempos houve grandes mudanças tecnológicas, principalmente no campo da informática proporcionando o desenvolvimento de diversas áreas, com isso as instituições de ensino sentiram a necessidade de reaver suas concepções de ensino aprendizagem, passando de uma educação baseada em transmissão da informação(instrução) para a criação de ambientes de aprendizagem onde o discente realizando atividades consiga construir seus próprios conhecimentos, para que no futuro os mesmos possam estar capacitados para atuar nestes novos segmentos.

2.1.1 Informática na educação


Não faz muito tempo, que o computador era privilégio de escolas particulares e era utilizado apenas como editor de textos e a internetera novidade do momento. Hoje em dia, os mesmos podem ser utilizados de diversas formas, com uma enorme variedade de softwares educacionais. As escolas públicas, ainda em minoria, também já fazem parte deste universo tecnológico, com laboratórios de informática, e segundo o Ministério da Educação em poucos anos todas as unidades escolares estarão equipadas.

A informática educativa vem definirque a união da informática com a educação é um elemento fundamental no processo de ensino aprendizagem. Que ao utilizarmos a informática para ensinar estamos propondo ao aluno a participação interativa em um mundo do qual ele já faz parte desde cedo (KLOCH, 2005, p.251).


A utilização da informática na educação é considerada mais complexa do que a utilização de qualquer outro recurso didáticoexistente até o momento, tornando-se muito diferente por causa da diversidade dos recursos disponíveis. Com estes recursos existe a possibilidade de realizar pesquisas, efetuar cálculos com rapidez, simular diversos fenômenos, criação de desenhos animados, comunicação entre tantas outras ações (SAMPAIO, 2004, p.14).
Portanto, a informática educativa ao ser implantada nas escolas deve realizar aintegração do ambiente e da realidade dos alunos, sendo utilizada não somente como ferramenta pedagógica, mas como recursos interdisciplinares ao realizar-se com os mesmos as atividades, projetos e questionamentos sobre os assuntos propostos. Valente (2006, p.37) afirma que os computadores estão realizando uma revolução no processo de ensino-aprendizagem, por causa dos diversos programas existentesque auxiliam neste processo.


2.2 Histórico da informática na educação


A histórica da informática no Brasil, de acordo Moraes (2000) se deu em meados dos anos 70, O Brasil deu os primeiros passos, no caminho da informática educacional, em 1971, de acordo com projeto Educom, quando, pela vez, se discutiu o uso do computador no ensino educacional.
Nos anos 80 houve um maior avanço nas...
tracking img