Uso Da Biometria Para Verificar Ou Identificar A Presen A De Indiv Duos Em Uma Dada Rea Ou Espa O

1058 palavras 5 páginas
Uso da biometria para verificar ou identificar a presença de indivíduos em uma dada área ou espaço. Normalmente requer monitoramento complementar por humanos. A vigilância eletrônica não assume que o usuário está ciente ou aceita o sistema e na grande maioria dos casos a identificação deverá ser feita sem que o indivíduo saiba. O conhecimento do sistemas por parte do indivíduo pode fazer com que ele use artifícios (disfarces, óculos, maquilagem, chapéu) para não ser identificado. Trata-se de uma tecnologia recente, bastante interessante, extremamente desafiadora e também controversa no que diz respeito a privacidade.
A vigilância eletrônica é um dos usos mais interessantes da biometria pois tradicionalmente a vigilância eletrônica é usada como uma ferramenta dissuasiva e na detecção de atividades ou pessoas suspeitas, podendo deter crimes antes que aconteçam ou reagir a tempo de capturar a pessoa que praticou o crime. Mas até recentemente não podia identificar pessoas que já cometeram um crime no passado.
Os sistemas de vigilância eletrônica com biometria processam as imagens (ao vivo ou de gravações anteriores) em busca de pessoas que apresentem um grau de similaridade com os indivíduos em uma lista (normalmente uma lista pequena de indivíduos de alto interesse). Uma comparação normalmente chamada um para poucos. Os sistemas de vigilância emitem alertas sempre que detectam uma alta similaridade e a partir daí os operadores do sistema assumem, realizando comparações visuais e de outras informações sobre o indivíduo de interesse, como altura, sexo, cor dos olhos, etc. Fica a cargo dos operadores do sistema a abordagem do suspeito para uma identificação definitiva, continuar com a vigilância sobre o suspeito, ou considerar como um caso de falso positivo.
A face humana pode ser capturada de alguma distância e sem necessidade de contato, por isso o reconhecimento facial é muito utilizado em aplicações de vigilância. O reconhecimento facial também pode utilizar os

Relacionados

  • Handbook de TI para Concursos
    194543 palavras | 779 páginas