Uso da agua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1018 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Investigação do uso comercial da água
1º parte
* Que porcentagem da população da sua cidade recebe água tratada em casa?
100% da população de BH tem acesso a água tratada, de boa qualidade, que é captada pelos sistemas Serra Azul , Rio Manso e outros muitos pequenos pontos de captação,
* Como a água tratada chega em diferentes pontos da cidade?

E bombeada para grandesreservatórios, geralmente em pontos mais altos chegando às residências por gravidade ou bombeamento.
* Quem não recebe água tratada,como faz pra obter água potável?
Como 100 %da população recebe água tratada a alguns caso de pessoa q fazem posso artesianos para obter água potável
2º parte
* Qual e custo de 1000L de água tratada?
12,35 R$
* Quanto de água uma pessoa em gasta,em media numbanho?
Em um banho de 15 minutos gastamos em média 130 litros de água
30 minutos 260 litros 10 minutos 90 litros 5 minutos 33.33 litros de água
* Como podemos medir isso??

Hoje encontramos muito meios na internet por exemplo calculadoras q calcular o tempo q vc gasta e te mostra quanto q você gasta.Eu mesmo olhei no site da copasa.

* O custo da água e o mesmos para pessoa queconsomem quantidades diferentes de água ?

Para cada pessoa vai ser medido o a quantidade gastada e vai ser apricada a tarifas como mostra a tabela em cima.

3º parte

* Que substâncias são adicionadas no tratamento da água ??Qual a função de cada um deles?

Quase toda água potável que consumimos se transforma em esgoto que é reintroduzido nos rios e lagos. Estes mananciais, uma vezcontaminados, podem conter micro-organismos causadores de várias doenças como a diarréia, hepatite, cólera e febre tifoide. Além dos micro-organismos, as águas dos rios e lagos contêm muitas partículas que também precisam ser removidas antes do consumo humano. Daí a necessidade de se tratar a água para que esta volte a ser propícia para o consumo humano.

Quando pensamos em água tratadanormalmente nos vem à cabeça o tratamento de uma água que estava poluída, como o esgoto, para uma que volte a ser limpa. Cabe aqui fazer uma distinção entre tratamento de água e tratamento de esgoto: o tratamento de água é feito a partir da água doce encontrada na natureza que contém resíduos orgânicos, sais dissolvidos, metais pesados, partículas em suspensão e micro-organismos. Por essa razão a água élevada do manancial para a Estação de Tratamento de Água (ETA). Já o tratamento de esgoto é feito a partir de esgotos residenciais ou industriais para, após o tratamento, a água poder ser reintroduzida no rio minimizando seu impacto ao ambiente. Podemos dividir o tratamento de água em duas etapas, as quais chamamos de tratamento inicial e tratamento final:

Topo

Tratamento inicial:
Não háreações químicas envolvidas, somente processos físicos.

peneiramento: elimina as sujeiras maiores.
sedimentação ou decantação: pedaços de impurezas que não foram retirados com o peneiramento são depositados no fundo dos tanques.
aeração: borbulha-se ar com o intuito de retirar substâncias responsáveis pelo mau cheiro da água (ácido sulfídrico, substâncias voláteis, etc).
Topo

Tratamentofinal:
coagulação ou floculação: neste processo as partículas sólidas se aglomeram em flocos para que sejam removidas mais facilmente.
Este processo consiste na formação e precipitação de hidróxido de alumínio (Al2(OH)3) que é insolúvel em água e “carrega” as impurezas para o fundo do tanque.

Primeiramente, o pH da água tem que ser elevado pela adição ou de uma base diretamente, ou de umsal básico conhecido como barrilha (carbonato de sódio):

base:

NaOH(s) → Na+(aq) + OH-(aq)

sal básico:

Na2CO3(s) → 2 Na+(aq) + CO32-(aq)

CO32-(aq) + H2O(l) → HCO3-(aq) + OH-(aq)

Após o ajuste do pH, adiciona-se o sulfato de alumínio, que irá dissolver na água e depois precipitar na forma de hidróxido de alumínio.

dissolução:

Al2(SO4)3(s) → 2 Al3+(aq) + 2 SO43-(aq)...
tracking img