Uso abusivo de alcool e drogas em caminhoneiros e o desenvolvimento de psiconeurose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1928 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Perfil do Uso Abusivo de Álcool e Drogas em Caminhoneiros e o Desenvolvimento de Psiconeurose


Resumo

Este projeto buscou conhecer a verdadeira realidade dos caminhoneiros, na cidade de Itabaiana, que fazem o uso de várias substâncias psicoativas. A fim de diminuir os sintomas de sonolência, fadiga e depressão que surgem nas longas jornadas de trabalho, muitos desses motoristas acabamusando indiscriminadamente diversas anfetaminas sintéticas, cocaína, maconha, álcool, cigarros e outras drogas visando o cumprimento dos prazos e horários. A escassez de pesquisas nesta área fomenta a importância da discussão sobre o uso de álcool e drogas abuso e as formas de tratamento existentes para esses profissionais.
Palavras-Chaves: Caminhoneiros; Drogas; psiconeurose. Prevalência

 Introdução

Tratar sobre a dependência química é discutir um problema que há muito tempo se instalou no contexto das relações humanas. Seja para fins religiosos, comemorativos, casuais ou comerciais, o consumo de drogas ocorre sem distinção de raça ou classe social, encontrando na contemporaneidade condições ainda mais favoráveis à sua proliferação, o que contribui para o alcance de índicespreocupantes e prejuízos irreparáveis à saúde humana e a toda sociedade. Não se trata de um problema focal, mas abrangente o bastante para interferir nas relações pessoais, familiares, de trabalho, produtivas, etc., a ponto de ser considerada pela Organização Mundial de Saúde – OMS, um dos mais graves problemas de saúde pública do último século.
Como exemplo da gravidade deste problema, podemos citar osdados da OMS sobre o consumo de tabaco, um dos maiores causadores de danos à saúde pública mundial do século XX, seguido da ingestão de álcool, cuja incidência é tão grande que já provocou o óbito de pelo menos meio bilhão de pessoas no mesmo período, ou seja, mais óbitos do que todas as guerras mundiais naquele século (CARNEIRO, 2005).
Embora exista varias questões referentes ao universo dasdrogas, e seja cada vez mais evidente o efeito da comercialização das mesmas na sociedade e evidente pelo aumento das taxas de acidentes envolvendo transporte de carga.
Neste contexto, o uso dessas no ambiente ocupacional é extremamente preocupante. Os caminhoneiros se encontram obrigados a fazerem o uso dessas substâncias como: anfetamina, maconha, cocaína,álcool, cigarro (tabaco) e outras substâncias psicoativas, que sempre estão associadas entre si, prejudicando, de maneira significativa, a habilidade do motorista de dirigir aumentando o risco de ocorrer acidentes.
O uso dessas drogas acaba desenvolvendo a psiconeurose, que é o estado intermediário entre neurose e psicose. Pode-se dizer que é a incapacidade temporária ou incapacidade permanente doindividuo, num primeiro tempo, com distúrbios físicos sem base orgânica, mais tais distúrbios, que inicialmente são funcionais, podem causar lesões ao órgão (assim, com o tempo, uma gastrite pode provocar uma úlcera, uma angina pode levar ao infarto). Os indivíduos ainda acabam desenvolvendo um estado de angústia, apresenta-se irritabilidade geral, ânsia de espera, sentimentos de culpa, ataques deangustia com distúrbios neurovegetativos e momentos fóbicos. Na psiconeurose, a angustia é o sintoma dominante. A psicose é qualquer psicopatia em que as funções mentais estão suficientemente perturbadas a ponto de prejudicar de modo expressivo a capacidade do paciente de enfrentar as situações habituais do cotidiano. A neurose é a perturbação mental que não compromete as funções essências dapersonalidade, mantendo o paciente em penosa consciência de seu estado, sem violar as principais normas sociais. (Somatopsicopatologia).
As anfetaminas são drogas estimulantes da atividade do Sistema Nervoso Central (SNC), deixando as pessoas em estado de alertas ou em permanência de vigília além do habitual. Anfetaminas são drogas sintéticas, fabricadas em laboratório. Não são, portanto naturais....
tracking img