Uso abusivo de alcool e drogas em caminhoneiros e o desenvolvimento de psiconeurose

1928 palavras 8 páginas
Perfil do Uso Abusivo de Álcool e Drogas em Caminhoneiros e o Desenvolvimento de Psiconeurose

Resumo

Este projeto buscou conhecer a verdadeira realidade dos caminhoneiros, na cidade de Itabaiana, que fazem o uso de várias substâncias psicoativas. A fim de diminuir os sintomas de sonolência, fadiga e depressão que surgem nas longas jornadas de trabalho, muitos desses motoristas acabam usando indiscriminadamente diversas anfetaminas sintéticas, cocaína, maconha, álcool, cigarros e outras drogas visando o cumprimento dos prazos e horários. A escassez de pesquisas nesta área fomenta a importância da discussão sobre o uso de álcool e drogas abuso e as formas de tratamento existentes para esses profissionais.
Palavras-Chaves: Caminhoneiros; Drogas; psiconeurose. Prevalência

Introdução

Tratar sobre a dependência química é discutir um problema que há muito tempo se instalou no contexto das relações humanas. Seja para fins religiosos, comemorativos, casuais ou comerciais, o consumo de drogas ocorre sem distinção de raça ou classe social, encontrando na contemporaneidade condições ainda mais favoráveis à sua proliferação, o que contribui para o alcance de índices preocupantes e prejuízos irreparáveis à saúde humana e a toda sociedade. Não se trata de um problema focal, mas abrangente o bastante para interferir nas relações pessoais, familiares, de trabalho, produtivas, etc., a ponto de ser considerada pela Organização Mundial de Saúde – OMS, um dos mais graves problemas de saúde pública do último século.
Como exemplo da gravidade deste problema, podemos citar os dados da OMS sobre o consumo de tabaco, um dos maiores causadores de danos à saúde pública mundial do século XX, seguido da ingestão de álcool, cuja incidência é tão grande que já provocou o óbito de pelo menos meio bilhão de pessoas no mesmo período, ou seja, mais óbitos do que todas as guerras mundiais naquele século (CARNEIRO, 2005).
Embora exista varias questões referentes ao universo das

Relacionados

  • OBESIDADE
    11130 palavras | 45 páginas