Usinas termoeletricas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8768 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
FAET – Faculdade de Arquitetura Engenharia e Tecnologia
Curso de Bacharelado em Engenharia Civil

Ciências do Ambiente
Profª. Mônica Aragona

Alunos:
Henri André Ferreira de Siqueira e Souza
Rodrigo Vinicius de Moraes Gonçalves
Marcus Venícius Moura Ferreira
Tiago Chaves Moura

“Usina Termelétrica à gás natural”

Novembro de 2003.
TERMOELÉTRICADE GÁS NATURAL

CARACTERÍSTICAS DA TERMOELÉTRICA

Essa pesquisa foi elaborada a fim de colher informações detalhadas em diversos aspectos sobre os possíveis impactos ambientais, vantagens e desvantagens que poderemos obter com a construção de uma termelétrica movida a gás natural. A construção da termelétrica se dará na Av. Castelo Branco, nº 2530 Distrito Industrial - Cuiabá-MT.

Ascaracterísticas do local são:
- Área periférica do município;
- Porção cerrado da região;
- Clima quente e seco;
- Terreno plano.

A termelétrica tem o papel de gerar energia elétrica.

A matéria prima utilizada para a queima é o “gás natural”.

O empreendimento tem uma grande importância social, econômica e ambiental para o local, tais como:
- Desenvolvimento regional, em virtudeda maior disponibilidade de energia elétrica;
- É o combustível fóssil mais limpo da natureza;
- Atrai investimentos externos.

CARACTERIZAÇÃO DA MATÉRIA PRIMA “GAS NATURAL” UTILIZADA PARA A GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NA TERMOELÉTRICA.

O que é o Gás Natural

O gás natural é um combustível gasoso composto por hidrocarbonetos leves; é por isso que ele é considerado "limpo", além deser mais econômico, eficiente e seguro que outros tipos de combustíveis. Devido a seu alto grau de pureza, é considerado um combustível ecológico. O gás natural apresenta características adequadas para ser utilizado como combustível em instalações industriais, comerciais, residenciais e como matéria-prima em indústrias químicas, siderúrgicas e de fertilizantes.
Podemos encontrar o gásnatural no subsolo, associado ou não ao petróleo. Ele é procedente da decomposição de matéria orgânica de forma anaeróbica (fora do contato com o ar).
O gás natural é composto principalmente por metano e etano e, além de ser mais leve que o ar (o que faz com que se dissipe em caso de vazamento), não é tóxico.

A origem do Gás Natural

O Gás Natural é extraído de jazidas naturaissubterrâneas formadas por rochas sedimentares porosas e permeáveis e cobertas por estratos impermeáveis que impede a sua saída para o exterior. Essa matéria orgânica é oriunda de grandes quantidades de microorganismos que, nos tempos pré-históricos, se acumulavam nas águas litorâneas dos mares da época. Essa matéria orgânica foi soterrada a grandes profundidades, tendo se degradado fora do contato como ar, a grandes temperaturas e sob grandes pressões.
O gás natural pode estar acompanhado por petróleo (gás associado) ou é encontrado constituindo um reservatório de gás (gás não-associado).

Características do Gás Natural

O metano (CH4) é o principal componente do gás natural. Mais leve que o ar, à temperatura ambiente permanece gasoso. O gás natural é inodoro, incolor,inflamável e asfixiante quando respirado em altas concentrações. Para facilitar a identificação de vazamentos, são adicionados compostos à base de enxofre (Mercaptans) ao gás em concentrações suficientes para lhe dar um odor marcante. Outros hidrocarbonetos também presentes em sua composição (embora em menor proporção) são o etano e propano, além de outros componentes de maior peso molecular. Existe,ainda, a presença de contaminantes como nitrogênio, dióxido de carbono, vapor d´água, gás sulfídrico e demais compostos de enxofre.

Esses contaminantes são retirados no condicionamento do gás, antes de ser distribuído. Seu processo de formação é bem semelhante ao do petróleo, a partir de fósseis animais e vegetais antiqüíssimos. Ele é extraído de jazidas naturais subterrâneas, compostas...
tracking img