Usinas nucleares: fonte de energia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1685 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
CENTRO DE EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO BÁSICA

Camila da Silva Lopes

USINAS NUCLEARES: FONTES DE ENERGIA

Boa Vista
2011
Camila da Silva Lopes

USINAS NUCLEARES: FONTES DE ENERGIA

Projeto de pesquisa proposto a ser apresentado na Feira de Ciências do Colégio de Aplicação Cap./CEDUC.

Orientadores: Prof. Leandro NascimentoBoa Vista
2011
Sumário

Introdução................................................................................................... 4
Usinas Nucleares: Fontes de energia......................................................... 6
Acidentes nucleares.................................................................................... 8Conclusão................................................................................................... 9
Referencias................................................................................................. 10
Anexo.......................................................................................................... 11

Introdução

Atualmente, a energia nuclear vemsendo empregada em muitos países, tanto os desenvolvidos quanto os subdesenvolvidos, pois além de gerar uma grande quantidade de energia, os reatores nucleares não produzem gases tóxicos, conseqüentemente, não resultando na poluição do meio ambiente. Mas ao que vem de fato ser energia nuclear? Essa fonte de energia consiste no uso de reações nucleares, obtidas através de misturas de materiaisradioativos, principalmente o Urânio. As usinas nucleares são instalações industriais que servem para produzir energia nuclear, e por ser caracterizada pelo uso de radioatividade, através destes materiais radioativos, produzem calor que por sua vez será convertido, através das reações, produzindo energia elétrica para um determinado fim. Essas reações nucleares nada mais são do que um processo de reaçãoque ocorre em um núcleo atômico. Eles acontecem quando um núcleo de um átomo recebe uma partícula qualquer subatômica, geralmente um nêutron livre, ou de outro núcleo. Sendo assim, diz-se que essas reações são transformações de massa em energia, pois é a modificação da composição do núcleo atômico de certo elemento transformando-se em outro elemento.
As construções nucleares são muitocomplexas devido às diversas tecnologias empregadas e, também, por conter um índice elevado de segurança, pois um pequeno descuido pode-se levar a perda total de controle levando a ocorrer um vazamento de materiais radioativos, comprometendo a saúde dos seres vivos.
Este projeto teve como objetivo geral a informação do funcionamento de uma usina nuclear, esperando contribuir para a população asvantagens e desvantagens dos projetos nucleares, mostrando em gráficos e/ou tabelas para uma melhor compreensão. “Se vamos aceitar o poder nuclear, temos de aceitar o sistema por completo. Algumas vezes queremos nos deliciar com a primeira colheita de frutas, mas esquecemos como cultivar as árvores” (Yumi Akimoto, 2010).
O referente trabalho bibliográfico se desenvolveu através de pesquisas emlivros, revistas, jornais e sites especializados, além de documentários, onde a partir destas fontes supracitadas originou-se a seguinte pesquisa.

Área de estudo, materiais e métodos
Para o trabalho realizado foi selecionado como pontos de pesquisa informações especializados sobre os funcionamentos de usinas nucleares, onde se destaca as usinas de Three Mile Island, na Pensilvânia (EUA),Chernobyl, na Ucrânia e Fukushima, no Japão.





























Usinas nucleares: Fontes de energia

Considerando os recentes parâmetros utilizados por diversos países, cada vez mais as usinas nucleares vêm tomando de conta de espaços tecnológicos para a formação de energia. Esses enormes complexos industriais são formados por centrais de gerações de energia...
tracking img