Usinas nucleares - desvantagens e vantagens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1461 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
As usinas de energia nuclear surgiram após a Segunda Guerra Mundial. A busca pela bomba atômica só fez acelerar as pesquisas práticas de física nuclear. Do raio-X do final do século 19 até as usinas nucleares, a questão da energia atômica sempre causou polêmica. Afinal, com energia atômica se matou cerca de 250 mil japoneses em Hiroshima e Nagasaki. Para os defensores dela, a energiaatômica também salvou muitas vidas com a medicina nuclear. Especificamente as usinas nucleares, que respondem hoje por 16% de toda energia produzida no mundo, tiveram uma história de altos e baixos. A constatação da possibilidade de criar energia a partir de isótopos aconteceu em 1939, quando os cientistas Otto Hahn e Fritz Strassman em Berlim conseguiram produzir a fissão nuclear. Mas a invasãonazista à Polônia dava início a Segunda Guerra Mundial e os interesses estavam voltados para as bombas. Passada a guerra, a corrida armamentista continuou e, paralelamente, começou-se a discutir a produção energética por meio da fissão nuclear. O primeiro reator nuclear experimental surge em Idaho, Estados Unidos, em dezembro de 1951. Em 1953, o presidente norte-americano Eisenhower propõe oprograma “Átomo pela paz”. Um ano mais tarde, a União Soviética instala sua primeira usina nuclear. As primeiras usinas nucleares comerciais começam a surgir alguns anos depois. A França, o país que mais depende de usinas nucleares no mundo, coloca a sua primeira em funcionamento em 1959. Os Estados Unidos, em 1960. A União Soviética, em 1964. Um monte de usinas foram criadas até o final dos anos 70.Nos anos 80, houve uma estagnação, ratificada pelo fantasma que o acidente de Chernobyl, em 1986, na Ucrânia. Os investimentos nucleares voltaram a se intensificarem a partir desse século. O argumento de que as usinas nucleares não emitem gases poluentes acabou impulsionando o setor. Os Estados Unidos, por exemplo, que haviam anunciado o fim dos investimentos nesse tipo de energia voltou a investir.Países como a Polônia, que não tem esse tipo de planta, anunciaram interesse em construir usinas. E é nessa volta que se encaixam as defesas da construção da usina nuclear Angra 3, no Rio de Janeiro.


O que é uma Usina Nuclear?
Uma Usina Nuclear é uma instalação industrial empregada para produzir eletricidade a partir de energia nuclear, que se caracteriza pelo uso de materiais radioativosque através de uma reação nuclear produzem calor. Este calor é empregado por um ciclo termodinâmico convencional para mover um alternador e produzir energia elétrica. As centrais nucleares apresentam um ou mais reatores, que são compartimentos impermeáveis à radiação, em cujo interior estão colocados barras ou outras configurações geométricas de minerais com algum elemento radioativo (em geral ourânio). No processo de decomposição radioativa, se estabelece uma reação em cadeia que é sustentada e moderada mediante o uso de elementos auxiliares, dependendo do tipo de tecnologia empregada.
Entendendo a Energia Nuclear:
Os átomos são formados por núcleo e elétrons, que são orbitais, ou seja, gravitam em torno do núcleo. As partículas que formam o núcleo são unidas por uma força de atração.Quando uma energia externa é aplicada, o núcleo do átomo é desintegrado, liberando calor e radiação. O urânio, em função de suas características químicas, é o elemento utilizado para a geração de energia nuclear nas usinas atômicas. Atualmente, vários países possuem usinas nucleares que produzem energia. Esta energia é considerada limpa, pois não polui o meio ambiente, porém o lixo radioativodeve ser armazenado em locais adequados, seguindo diversas normas rígidas de segurança.

Como funcionam?
O método que as usinas nucleares utilizam para obter energia elétrica é chamado de fissão nuclear e consiste na quebra de átomos grandes em menores. A fissão de núcleos atômicos ocorre devido ao lançamento de um nêutron em alta velocidade no átomo, ou seja, partículas chamadas nêutrons são...
tracking img