Usinas Nucleare Para O Slide

1272 palavras 6 páginas
Usinas Nucleares: O Poder dos Átomos a Serviço da Humanidade

As Usinas Nucleares, desenvolvidas a partir das novas Teorias da Física do início do século XX, foram apresentadas como um grande milagre tecnológico.
Extraindo a energia direto do coração dos átomos, os homens do início do século passado acreditavam que poderiam ter uma fonte limpa e abundante de eletricidade por muito e muito tempo.
As Usinas Nucleares, de fato, foram um grande marco tecnológico humano e definitivamente levaram o nosso mundo da Era Industrial para a Era Moderna.
Alimentadas com Urânio, um combustível altamente poderoso, mas também muito perigoso do ponto de vista da Física e da Química, as Usinas Nucleares são capazes de gerar toneladas de energia a partir de umas poucas gramas de combustível.
No entanto, o que inicialmente parecia um sonho, se revelou em parte como um pesadelo.
As mesmas Usinas Nucleares que produzem energia limpa também podem ser usadas, segundo a Física, para obter Plutônio, a matéria prima das poderosas Bombas Nucleares.
A antiga União Soviética, por exemplo, projetou e construiu várias usinas nucleares modificadas para fins militares (produção em massa de Mísseis Nucleares).
Essas Usinas Nucleares Militares, do ponto de vista da Física tinham um funcionamento diferente das Usinas Nucleares pacíficas, geradoras de energia.
O principal produto gerado era o Plutônio, saindo também um pouco de eletricidade como sub-produto.

Como Funciona uma Usina Nuclear
Ao contrário do que muitos pensam, em uma Usina Nuclear a energia não é obtida diretamente através do Urânio.
O Urânio é utilizado para produzir Energia Térmica (calor) e não Energia Elétrica.
O local onde o Urânio é processado, dentro da Usina Nuclear se chama Reator Nuclear, ele é o coração da usina, sua parte principal.
Partindo deste calor gerado pelo Reator Nuclear e levando em conta o princípio da Física que diz que uma energia de um tipo pode se transformar em energia de qualquer tipo, o calor gerado é

Relacionados