Usinagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1880 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE REDAÇÃO

PROFESSOR:.

TURMA: Sábado (Tarde).

RELATÓRIO SOBRE A RENÚNCIA DO PAPA BENTO XVI

EQUIPE:


Fevereiro de 2013
Relatório: Papa Bento XVI anuncia renúncia do seu cargo

Neste relatório, falaremos sobre o anúncio da renúncia do atual pontífice, ocorrida no dia 10 de fevereiro de 2013; sobre os possíveis motivos de ter abdicado ao trono papal; sobre os outros papasna história que também renunciaram ao cargo supremo da Igreja Católica Apostólica Romana; e também sobre como será a escolha de um novo papa. O nosso principal objetivo por meio desta realização é abranger de forma complexa e dar ampla cobertura acerca da notícia à qual decidimos trabalhar. Na realização desta redação, toda a equipe trabalhou em conjunto na pesquisa e em um momento à parte, houveum debate para a formulação de um senso comum para o tema proposto pela própria equipe (Renúncia do Papa Bento XVI). Observação: Não houve divergência significativa entre as opiniões expostas pelos membros da equipe, não havendo dificuldade de se estabelecer uma opinião em comum.
O que era pra ser um simples domingo de folia de Carnaval acabou se tornando um dia muito confuso para o catolicismo.No dia 10 de fevereiro de 2013, Bento XVI anunciou em latim a sua renúncia, que ocorrerá no dia 28 do mesmo mês, o que pegou de surpresa os católicos de todo o mundo. Abaixo está a íntegra do discurso em que o Pontífice anuncia a renúncia de seu cargo:
“Caros irmãos:
Convoquei-os para este consistório, não apenas para as três canonizações, mas também para comunicar a vocês uma decisão de grandeimportância para a vida da Igreja. Após ter repetidamente examinado minha consciência perante Deus, eu tive certeza de que minhas forças, devido à avançada idade, não são mais apropriadas para o adequado exercício do ministério de Pedro. Eu estou bem consciente de que esse ministério, devido à sua natureza essencialmente espiritual, deve ser levado não apenas com palavras e fatos, mas não menoscom oração e sofrimento. Contudo, no mundo de hoje, sujeito a mudanças tão rápidas e abalado por questões de profunda relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e proclamar o Evangelho, é necessário tanto força da mente como do corpo, o que, nos últimos meses, se deteriorou em mim numa extensão em que eu tenho de reconhecer minha incapacidade de adequadamente cumprir oministério a mim confiado. Por essa razão, e bem consciente da seriedade desse ato, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério como Bispo de Roma, sucessor de São Pedro, confiado a mim pelos cardeais em 19 de abril de 2005, pelo qual a partir de 28 de fevereiro de 2013, às 20h, a Sé de Roma, a Sé de São Pedro, vai estar vaga e um conclave para eleger o novo Sumo Pontífice terá de serconvocado por quem tem competência para isso.
Caros irmãos, agradeço sinceramente por todo o amor e trabalho com que vocês me apoiaram em meu ministério, e peço perdão por todos os meus defeitos. E agora, vamos confiar a Sagrada Igreja aos cuidados de nosso Supremo Pastor, Nosso Senhor Jesus Cristo, e implorar a sua santa mãe Maria para que ajude os cardeais com sua solicitude maternal, para eleger umnovo Sumo Pontífice. Em relação a mim, desejo também devotamente servir a Santa Igreja de Deus no futuro, através de uma vida dedicada à oração.
Vaticano, 10 de fevereiro de 2013.
BENEDICTUS PP. XVI”
O fato de ele ter anunciado a sua abdicação ao trono papal em latim fez com que os cardeais que o acompanhavam demorassem cerca de 2 minutos para entender a sua decisão, isso se justifica devido aofato de a maioria deles não dominar o latim. “A cara de espanto, de desconserto e os rostos de tristeza dos cardeais se espalharam por toda a sala”, disse o integrante peruano do Coro da Capela Sistina, Augusto Garay. O mesmo ainda disse que os cantores tem uma familiaridade com o latim e que foi o diretor do coro, monsenhor Palombella, que entendeu o que o papa tinha dito e espalhou para todos....
tracking img