Usinagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Processos de Fabricação Torneamento


Influência das condições de usinagem nos esforços de corte, na forma do cavaco e na rugosidade da peça


























São João Del Rei
2012

Sumário
1. INTRODUÇÃO 3
2. OBJETIVO 4
3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 5
3.1. Rugosímetro 5
3.2. Dinamômetro 5
4. MATERIAIS E MÉTODOS 7
5. RESULTADOS E DISCUSSÕES 8
5.1.Força de corte 8
5.2. Força de Avanço 9
5.3. Rugosidade 11
5.4. Análise do Cavaco 14
6. CONCLUSÃO 16
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17



















INTRODUÇÃO



O torneamento é um processo mecânico de usinagem destinado à obtenção de superfícies de revolução com auxílio de uma ou mais ferramentas monocortantes. Para tanto, a peça gira em torno doeixo principal de rotação da máquina e a ferramenta se desloca simultaneamente segundo uma trajetória coplanar com o referido eixo. Esses movimentos geram o cavaco, que por sua vez pode ser influenciada a sua formação pelos parâmetros usados.
Tal formação influencia diversos fatores ligados à usinagem, como o desgaste da ferramenta, os esforços de corte, o calor gerado durante o processo, apenetração do fluído de corte, entre outros. Assim, estão envolvidos com o processo de formação do cavaco aspectos econômicos e de qualidade da peça, segurança do operador, a utilização adequada da máquina-ferramenta e, portanto, atenção especial é necessária para o mesmo.
Além disso, o conhecimento do comportamento e da ordem de grandeza dos esforços de corte nos processos de usinagem é defundamental importância, pois eles afetam a potência necessária para o corte (a qual é utilizada para o dimensionamento do motor da máquina-ferramenta), a capacidade de obtenção de tolerâncias apertadas, a temperatura de corte e o desgaste da ferramenta.
De tal maneira o estudo dos parâmetros de corte possibilita definir maior vida à ferramenta e lucratividade dos processos com um menor tempo deusinagem.














OBJETIVO


O trabalho tem por objetivo o estudo das condições de usinagem e como influenciam na formação do cavaco e na rugosidade da peça, cujo material é o aço ABNT 1045 com ferramenta de metal duro, sendo o processo efetuado no Centro de torneamento Romi GL 240M.


REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

1 Rugosímetro



O rugosímetro é um aparelhoeletrônico amplamente empregado na indústria para verificação de superfície de peças e ferramentas (rugosidade). Assegura um alto padrão de qualidade nas medições. Destina-se à análise dos problemas relacionados à rugosidade de superfícies.
Inicialmente, o rugosímetro destinava-se somente à avaliação da rugosidade ou textura primária. Com o tempo, apareceram os critérios para avaliação da texturasecundária, ou seja, a ondulação, e muitos aparelhos evoluíram para essa nova tecnologia. Mesmo assim, por comodidade, conservou-se o nome genérico de rugosímetro também para esses aparelhos que, além de rugosidade, medem a ondulação. Os rugosímetros podem ser classificados em dois grandes grupos:
• Aparelhos que fornecem somente a leitura dos parâmetros de rugosidade (que pode ser tanto analógicaquanto digital).
• Aparelhos que, além da leitura, permitem o registro, em papel, do perfil efetivo da superfície.
Os primeiros são mais empregados em linhas de produção, enquanto os segundos têm mais uso nos laboratórios, pois também apresentam um gráfico que é importante para uma análise mais profunda da textura superficial.

2 Dinamômetro


O dinamômetro é um dispositivo para semedir as forças ativas e passivas e momentos que são exercidas na peça. Essas medições são feitas em três direções. Com as medições iremos conseguir o Momento Torsor, Força de corte, força de avanço e força passiva.
Internamente, a maioria dos dinamômetros são dotados de uma mola que se distende à medida que se aplica a ele uma força. Esse equipamento ainda mensura o comportamento da carga...
tracking img