Usinagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2171 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
USINAGEM DOS METAIS[1]



O podemos entender por USINAGEM?



“Operação que ao conferir à peça a forma, as dimensões, o acabamento, ou ainda a combinação qualquer destes itens, produzem cavacos”.



Cavaco: “Porção de material da peça, retirada pela ferramenta, caracterizando-se por apresentar uma forma geométrica irregular”.



[pic]

Figura 01: Cavacoremovido de material metálico.



Podemos dividir os processos de fabricação de metais e ligas metálicas em: os com remoção de cavaco, e os sem remoção de cavaco. A Figura 2 mostra a classificação dos processos de fabricação, destacando as principais operações de usinagem.



[pic]

Figura 2: Classificação dos Processos de Fabricação



TORNEAMENTO

O torneamento é umprocesso mecânico de usinagem destinado a obtenção de superfícies de revolução com o auxílio de uma ou mais ferramentas monocortantes. Para tanto, a peça gira em torno do eixo principal de rotação da máquina e a ferramenta se desloca simultaneamente segundo uma trajetória coplanar com o eixo referido. Quanto à forma da trajetória, o torneamento pode ser retilíneo ou curvilíneo.



Videfilme de torneamento.

[pic]

Figura 3(a): Torno universal



[pic]

Figura 3(b): Torno universal




Tipos de torneamento

1 – Torneamento Retilíneo: Processo de torneamento no qual a ferramenta se desloca segundo uma trajetória retilínea. O torneamento retilíneo pode ser:

1.a) Torneamento cilíndrico – Processo de torneamento no qual a ferramenta se desloca segundouma trajetória paralela ao eixo principal de rotação da máquina. Pode ser externo (Figura a) ou interno (Figura b). Quando o torneamento cilíndrico visa obter na peça um entalhe circular, na face perpendicular ao eixo principal de rotação da máquina, o torneamento é denominado sangramento axial (Figura c).

[pic]

[pic]



2 - Torneamento cônico – Processo de torneamento no qual aferramenta se desloca segundo uma trajetória retilínea, inclinada em relação ao eixo principal de rotação da máquina. Pode ser externo (Figura d) ou interno (Figura e).

[pic] [pic]



3 - Torneamento radial - Processo de torneamento no qual a ferramenta se desloca segundo uma trajetória retilínea, perpendicular ao eixo principal de rotação da máquina. Quando o torneamento radial visa aobtenção de uma superfície plana, o torneamento é denominado torneamento de faceamento (Figura f). Quando o torneamento radial visa a obtenção de um entalhe circular, o torneamento é denominado sangramento radial (Figura g).



|[pic] |[pic] |


4 - Perfilamento – processode torneamento no qual a ferramenta se desloca segundo uma trajetória retilínea radial (Figura h) ou axial visando a obtenção de uma forma definida, determinada pelo perfil da ferramenta.



[pic]



5 - Perfilamento axial e torneamento curvilíneo

Como dito anteriormente (vide perfilamento), perfilamento – processo de torneamento no qual a ferramenta se desloca segundo umatrajetória axial (Figura i), visando a obtenção de uma forma definida, determinada pelo perfil da ferramenta. Torneamento curvilíneo é um processo onde a ferramenta se desloca segundo uma trajetória curvilínea (Figura j).

|[pic] |[pic] |


i) Perfilamento Axialj) Torneamento Curvilíneo




Movimentos no processo de usinagem

A) Movimentos que causam diretamente a saída do cavaco:

• Movimento de corte: movimento entre a peça e a ferramenta, no qual sem o movimento de avanço, origina uma única retirada do cavaco;

• Movimento de avanço: movimento entre a peça e a ferramenta que juntamente...
tracking img