Usinagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3803 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* Berta, Inhá ou Til é a personagem central do livro, filha bastarda do fazendeiro Luis Galvão com uma pobre moça da vila (Besita que foi morta por vingança) foi criada por nhá Tudinha. Berta é uma adolescente muito bonita, graciosa, com movimentos espontâneos e encantadores, atrai para si o amor e carinho de todos, é caridosa e não se afasta das criaturas mais repulsivas e desprezadasda região (como Jão Fera, o louco Brás, e Zana). E’ chamada de Inhá por Miguel, e de Til por Brás durante uma aula que dava a ele, já no fim do livro ela própria se intitula TIL, mostrando uma escolha que fará no romance.
* Miguel é irmão de criação de Berta, filho de nhá Tudinha, jovem que se mostra desde o principio apaixonado por Inhá. Esta porém não percebe que o ama e faz de tudo para aproxima-lo sedua amiga Linda, que gosta de Miguel. Sendo pobre, Miguel nao poderia casar-se com Linda, mas por fim ele acaba estudando para ascender socialmente e poder unir-se a Linda (o carinho que por ela “descobre” sentir foi pintado por Berta que colocou seu encanto na faces serenas da amiga).
* Luis Galvão é o dono da Fazenda Palmas, muito jovial e alegre, que na juventude foi homem de muitasaventuras amorosas e enrascadas – numa dessas desonrou Besita recém casada com Barroso a qual ficou gravida de Berta – sempre protegido por seu camarada (“especie de capanga”) Jão Fera.
* Linda é filha de Luis Galvão e D. Ermelinda, menina educada aos moldes da corte, mas que junto ao irmão Afonso faz amizade com os jovens simples Berta e Miguel.
* Afonso, irmão de Linda, possui o mesmo espiritoalegre e conquistador do pai Luis, acaba gostando de Berta (sem saber ser esta sua irmão de sangue).
* Jão Fera ou Bugre - terrível homem, de feições assustadoras e fama de matador (que na verdade é), segundo uma interpretação do livro podemos considerar que a vida o tornou assim (foi cheio de desilusões e sofrimentos). Era apaixonado por Besita, porém apesar de seu desejo a tinha como “santa” equeria apenas sua felicidade pois sabia que ela não o amaria como ele. Assim quando Luis Galvao se recusou a casar com ela, ele rompeu a “amizade” que os unia, protegia Besita de tudo, porém ela foi assassinada e ele passou a cuidar de Berta e prometeu vingança a sua amada.
* Brás - um sobrinho de Luis Galvão, sofria de ataques epiléticos e era retardado mental, na casa grande sua presençaera desprezada. Ele apaixonou-se por Berta que nunca o distratara e propôs-se a ensinar-lhe o abecedário e rezas. Numa das lições ele se encantara pelo acento til e so’ conseguia memoriza-lo, assim Berta teve uma resolução chamar-se-ia Til e a partir dai foi ensinando as letras com associações a coisas ou pessoas que o idiota conhecia.
* Zana – negra que trabalhava para Besita e presenciou toda ahistoria de Berta e do assassinato de sua mãe, por isso enlouquecera e todos os dias repetia suas ações no dia da morte de Besita (reproduzindo os fatos daquele fatídico dia).


* Barroso ou Ribeiro – casou-se com Besita, mas na noite de nupcias a abandonou para resolver negócios relacionados a uma herança que recebera. Partiu e ficou anos longe, quando voltou a sua casa viu sua esposa com umbebe, planejou sua vingança (que incluía a morte de Luis, Berta e sua filha), matou a esposa, mas foi impedido de matar o bebe por Jão Fera.
* D. Ermelinda – esposa de Luis Galvão, muito elegante e educada, mas não muito bela. Ao descobrir sobre o passado de seu marido se entristece, mas quando ele confessa (no final do romance) ela o apoia a reconhecer Berta como filha.
Características da Obra* Trata-se de um romance Regionalista da escola literária do Romantismo, seu autor, Jose de Alencar busca mostrar a vida do Caipira do interior de São Paulo do seculo XIX, vocabulário e costumes da região,  as diferenças sociais da época (escravos, capangas, pobres e ricos donos de terras).
* O Romance é ambientalizado em Campinas, interior de SP, onde ha’ o contraste entre aspectos...
tracking img