Usinagem de concreto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2892 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Evolução da Humanidade:

Processo de desenvolvimento contínuo.Fruto do aparecimento e do constante aprimoramento de um tipo de indivíduo preocupado com a técnica.Sofre saltos esporádicos de desenvolvimento.

Capacidade do ser humano de dar forma aos objetos

1º Grande Salto de Desenvolvimento

Data: 1.750.000 anos – Local Tanzânia

Povo: Pré-humanos

Características dos Objetos:Pedras lascadas e seixos partidos

Período Paleolítico:

- Advento de técnicas primitivas.

Principais descobertas: Descoberta da alavanca, Domínio do fogo, Polimento de pedras, Cozimento dos alimentos, Fases da Evolução Tecnológica: (Continuação)

Período Neolítico: Data: 6000 Anos a.C.. Principais descobertas: Introdução da agricultura. Domesticação dos animais, Modelagem cerâmica.Fabricação do vinho e da cerveja.

Fases da Evolução Tecnológica: (Continuação)

– Idade Antiga: Data: 4600 Anos a.C. Principais Expoentes:

Egito:

Pirâmides de Gizé – Miquerinos, Quéfre e Quéops.

Papiro para a escrita.

Manipulação do Rio Nilo para irrigação.

Alexandria:

Arquitetura.Máquina a Vapor – Eolípita (130 anos a.C.)

Idade do Bronze:

Data: 2000 Anos a.C.

Principais descobertas: Invenção da roda, Utilização dos primeiros metais: Cobre e Estanho. Descoberta da fundição dos metais - Bronze. Fabricação de instrumentos de caça e defesa. Invenção do alfabeto – escrita e numeração.

Idade Média: Data: Século XV. Principal Descoberta:

Prensa de Tipos Móveis paraComposição Gráfica – 1450 – Johannes Glensfleisch (Guttenberg), Engenharia do Passado x Engenharia Moderna:

– Engenharia do Passado: Característica Fundamental: Eram empíricos, não havia preocupação com fundamentos teóricos. Ocupavam-se em construir dispositivos, estruturas, processos e instrumentos com base em experiências passadas.

– Engenharia Moderna:Característica Fundamental: Aplicação generalizada dos conhecimentos científicos à solução do problemas.

– Aplicação da ciência pautada nos seguintes conhecimentos:

Estrutura da matéria. Fenômenos eletromagnéticos. Composição química dos materiais. Leis da mecânica. Transferência de energia. Modelagens matemáticas dos fenômenos físicos.

Marcos Históricos Importantes:

– Século XVI: 1510 – Leonardoda Vinci (1452 – 1519) projeta a roda d’água horizontal cujo princípio foi usado na construção da turbina hidráulica.

– Século XVII: 1590 – Físico Galileu Galilei, real iniciador doa mentalidade científica, resolve por à prova alguns ensinamentos de Aristóteles. ( Experiência do Corpo em Queda Livre

Nascimento da ciência experimental – Fim das longas argumentações lógicas da diáléticaformal e início da observação dos fatos em si mesmos.

Galileu inventa também o termômetro, investiga as leis da gravitação e oscilação.

1638 – Galilei publica a dedução do valor da resistência à flexão de uma viga engastada numa extremidade e com um peso na outra.

Fracassos:

Leibniz – Esforços malogrados na instalação de bombas movidas por moinhos de vento para controlar águas deminas.

Huyghens – Fracasso no desenvolvimento de um motor de explosão a pólvora. 1742 – Incapacidade de 03 matemáticos nomeados pelo Papa para descobrir as causas dos sinais de colapso apresentados no domo da Basílica de São Pedro.

1778 – Frederico, O Grande, ridiculariza Euler por não ser capaz de projetar, por meios matemáticos, fontes para seu jardim.

Resultados do trabalho de Galileusobre distribuições de tensão estava equivocado.

Grandes Acertos:

século XVIII – Coulomb – Calcula com boa precisão a resistência a flexão de vigas horizontais em balanço. Elabora um método para o cálculo de empuxos de terra sobre muros de arrimo.

1782 – Implantação da máquina a vapor na indústria de tecelagem.

1785 – Cartwright – Invenção do tear mecânico.

Aplicação do motor...
tracking img