Usina hidreletrica de itumirim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1928 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
CAMPUS AVANÇADO DO MUCURI
INSTITUTO DE CIÊNCIA, ENGENHARIA e TECNOLOGIA ICET-TO















USINA HIDRELÉTRICA DE ITUMIRIM































Teófilo Otoni, MG
2012
















USINA HIDRELÉTRICA DE ITUMIRIMArtigo para a aula de Geração Hidráulica como pressuposto parcial para obtenção de grau de Bacharel em Ciências e Tecnologia.





















TEÓFILO OTONI
FEVEREIRO/2012
Sumário




Objetivo 04

Introdução 05

Desenvolvimento

1. Usina Hidrelétrica Itumirim 06

2. Características Técnicas e Ambientais 06

3. Descritivodo Processo de Licenciamento 07

Conclusão 09

Bibliografia 10


































Usina Hidrelétrica de Itumirim



Objetivo




Com este trabalho pretende-se abordar a construção da Usina Hidrelétrica de Itumirim, um empreendimento que inundará 5.240 Hectares ,em 3 municípios, e terá uma potência instalada de 60 MW,devendo gerar 300.000 MWh/ano, mostrando se a instalação da mesma no Rio Corrente, sudoeste do Estado de Goiás, é viável ou não, e quais seriam as conseqüências para o ecossistema ao seu redor, principalmente do que diz respeito ao prováveis impactos no Parque Nacional das Emas.









































Introdução



Os impactosambientais das usinas hidrelétricas é motivo de polêmica nas discussões atuais sobre desenvolvimento sustentável. Como praticamente qualquer atividade econômica, as hidrelétricas causam impactos negativos ao ambiente. A grande questão dos cientistas é saber qual a real dimensão do impacto e como eles podem ser amenizados, já que, dentro das fontes energéticas atuais, as hidrelétricas sãoconsideradas fontes de energia renovável, ao contrário das fontes energéticas à base de combustíveis fósseis, por exemplo.
Mesmo quando os Estudos de Impacto Ambiental são realizados de forma correta, apontando os verdadeiros impactos gerados por uma hidrelétrica, na maioria das vezes as ações de diminuição desses impactos não chegam a compensar de fato os efeitos negativos.Desenvolvimento



Os primeiros impactos ambientais na construção de uma hidrelétrica acontece durante sua construção. Para que a usina funcione é necessário um reservatório. Sua construção acaba afetando consideravelmente a fauna e flora local. De uma hora para outra, a floresta vira lago. Essa mudança, se não for bem orientada,pode acabar com a flora local. Além do corte das árvores, muitas espécies acabam submersas e, conseqüentemente, morrem, criando uma espécie de limbo. Essa flora, em alguns casos,  chega a atrapalhar o próprio funcionamento das turbinas no primeiro momento, obrigando a limpezas sistemáticas das mesmas.
Muitas espécies animais acabam fugindo do seu habitat natural durante a inundação.Obviamente, a mitigação desse problema pode ser feita com o remanejamento antecipado das espécies, mesmo assim, algumas espécies correm o risco de não se adaptarem ao novo habitat.
Soma-se a esse impacto, a eutrofização das águas, que é o excesso de nutrientes, aumenta a proliferação de microorganismo, causa comum de poluição de águas, podendo causar também conseqüências para o homem, como, porexemplo, epidemias.
Outro problema é a  mudança climática que os lagos podem causar, pois aonde havia floresta agora há um lago, o que pode elevar a temperatura ambiente e mudar o ciclo de chuvas.
As populações são atingidas direta e concretamente através do alagamento de suas propriedades, casas, áreas produtivas e até cidades. Existem também os impactos indiretos como perdas de...
tracking img