Usina hidrelétrica no rio xingu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2770 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONSTRUÇÃO DE BELO MONTE – DOR DE CABEÇA PARA O BRASIL

Andrine Brogliato[1]
Diego Dornelles[2]
Marcelo Dornelles[3]

Resumo: O tema proposto para o desenvolvimento do artigo é a Construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, que tem como objetivo a procura do equilíbrio entre os impactos ambientais e econômicos da obra. O trabalho teve como foco a pesquisa explicativa que buscaanalisar o projeto desde o seu princípio. O tipo de pesquisa utilizada para o desenvolvimento do artigo foi a pesquisa bibliográfica e documental que envolve temas relacionados com o objeto de estudo do projeto. A técnica de coleta de dados utilizada foi a análise de conteúdo que trabalha tradicionalmente com matériais textuais escritos em que a partir de um texto usa-se uma série de procedimentospara levantar interferências válidas.

Palavras-chave: Rio Xingu. Usina de Belo Monte. Intervenções sociais. Impactos ambientais e o PAC.

1 INTRODUÇÃO

O Rio Xingu está localizado no estado brasileiro do Pará. Ele nasce no estado do Mato Grosso, tem aproximadamente 1870 km de extensão e é um afluente do rio Amazonas. É uma fonte preciosa de água e alimentos para a população do ParqueIndígena do Xingu. Em 1975, iniciaram-se estudos de inventário hidrelétrico da bacia Hidrelétrica do Rio Xingu. O projeto prevê a construção de uma barragem, localizada abaixo da cidade de Altamira – PA, denominada Usina Hidrelétrica de Belo Monte.
Belo Monte não é um assunto recente. Desde 1975 há uma briga acirrada entre o governo, a população indígena local e o IBAMA. Apesar dos inúmerosprotestos e tentativas do cancelamento do projeto, foi aprovado no início de 2011 a construção do que era motivo de resistência, até então.
De acordo com os estudos levantados, aproximadamente 80% da eletricidade gerada pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte atenderá a região Centro-Sul e o restante ficará para atender empresas eletrointensivas do estado do Pará. Estima-se que ahidrelétrica de Belo Monte produzirá 11.233 MW de energia em épocas de cheias, que compreendem a quatro meses ao ano, e 4.000 MW nas épocas de baixa. Apesar destes benefícios econômicos, a construção poderá provocar impactos devastadores, como alagamento de uma área maior que a cidade de Porto Alegre, a construção de canais que desviarão o rio de seu curso natural (equivalentes ao canal do Panamá) e aseca de mais de 100 km do rio. Diante disso, a pesquisa tem como finalidade analisar impactos econômicos e ambientais na construção desta, que será a maior usina hidrelétrica do Brasil.
Será possível encontrar um ponto de equilíbrio nos interesses das partes envolvidas?
Não será possível encontrar uma solução que atenda a todas as partes envolvidas, pelos seguintes motivos: osdireitos humanos serão seriamente afetados pelo projeto, pois o local serve de moradia para centenas de famílias indígenas e ribeirinhas; O projeto prevê um orçamento de mais de R$ 30 bilhões, que poderia ser investido em saúde e educação; Boa parte da fauna e flora destas localidades não sobreviveria em outras regiões; A população local perderia sua fonte de renda e alimentação, devido à mudançado curso do rio, que além de extinguir a fauna, impossibilita o acesso à cidade via fluvial;
Diante disso, a população e as organizações deveriam provocar manifestos, exigindo dos políticos brasileiros a consciência do que a construção desta usina hidrelétrica pode causar ao meio ambiente. São danos irreversíveis. Todos estando conscientes da gravidade da situação, agirão a bem doeco-desenvolvimento do país e a prevenção de uma crise ambiental, diante disso de tantos desastres naturais no Brasil e no mundo.
O objetivo geral é encontrar um ponto de equilíbrio nos interesses das partes envolvidas na construção da Usina de Belo Monte. Os objetivos específicos são estudar teoricamente o tema proposto, investigar a biodiversidade da área atingida, pesquisar o...
tracking img