Usina belo monte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1796 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UMA HISTÓRIA ANTIGA
Essa história que teve início em 20 e 25 de fevereiro de 1989, em Altamira (PA), o I Encontro dos Povos Indígenas do Xingu, que reuniu três mil pessoas ( 650 eram índios ), que bradaram ao Brasil e ao mundo seu descontentamento com a política de construção de barragens no Rio Xingu. A primeira, de um complexo de cinco hidrelétricas planejadas pela Eletronorte, seriaKararaô, mais tarde rebatizada Belo Monte.
A manifestação pretendia colocar um ponto final às decisões tomadas na Amazônia sem a participação dos índios. Tratava-se de um protesto claro contra a construção de hidrelétricas na região.
Em 2008, 19 anos depois realizou-se em Altamira o II Encontro dos Povos Indígenas do Xingu Foi o resultado de um longo processo de preparação iniciado um ano antes, emjaneiro de 1988.Em 26 de janeiro, o IBAMA concede à Norte Energia uma licença válida por 360 dias para a construção da infraestrutura que antecede a construção da usina e em 18 de fevereiro é assinado o contrato das obras civis.Em 1 de junho o IBAMA concede a licença de instalação.












O PROJETO - Escopo
Paraentendermos esse projeto precisamos saber quem teve a ideia do mesmo.
Um dos maiores interessados pela Usina, (além do governo é claro) há por trás uma empresa a Eletronorte, e quem é a Eletronorte?
Um pequeno resumo:
Eletronorte, sociedade anônima de economia mista e subsidiária das Centrais  Elétricas Brasileiras S.A. Eletrobrás, é uma  concessionária de serviço público de energiaelétrica. Criada em 20 de junho  de 1973, com sede no Distrito Federal, gera e fornece energia elétrica aos nove estados da Amazônia Legal – Acre, Amapá,  Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Por meio do Sistema Interligado Nacional – SIN, também fornece energia a compradores das demais regiões do País.
Eletronorte é administrada por um Conselho de Administração e pelaDiretoria Executiva composta pelo Diretor-Presidente e pelos Diretores de Gestão Corporativa, Econômico-Financeiro, Planejamento e Engenharia, e Produção e Comercialização. A Empresa possui participações nas sociedades de propósito específico Amazônia Eletronorte Transmissora de Energia S.A.
Reconhecimento e Certificações:
Eletronorte é comprovada por eficientes técnicas de gestão,certificações de qualidade e capacidade de manter bons índices de confiabilidade de seus sistemas elétricos. Em 2006 todos os 30 processos  certificados nos Centros de Operação de Belém, São Luís, Tocantins, Cuiabá, Brasília, Porto Velho e Macapá, que abrangem pré-operação, tempo real e pós-operação dos sistemas elétricos interligados e isolados, tiveram seus certificados ISO 9001 renovados para o período2007/2010. 











Belo Monte é a melhor usina hidrelétrica do mundo.

Belo Monte, um dos sete barramentos previstos originalmente pela Eletronorte para o Rio Xingu, terá um reservatório de 516 km2, extensão que no projeto original era de 1200 km2.

Está previsto para o empreendimento a implantação de uma casa de força principal com 20 máquinas com potênciaunitária de 550 MW, responsáveis pela geração de 11 mil MW, uma casa de força secundária com sete unidades de 25,9 MW cada, que totalizam os 181,3 MW adicionais. De acordo com a Eletronorte, a segunda casa de força foi projetada para melhorar o aproveitamento da vazão do rio e reduzir os impactos ambientais.
Também serão construídos dois canais de adução, cada um com cerca de 12 quilômetros deextensão e largura média de 250 metros, para auxiliar na pressão das águas às turbinas. Para a construção desses canais, serão escavados 144 milhões m3 de terra e 51 milhões m3de rocha, material que, segundo o Movimento pelo Desenvolvimento da Transamazônica e do Xingu (MDTX), ainda não tem destino. Sendo assim ela é efetivamente, grande, mas já existe um estudo de realocação do material, como,...
tracking img