Usina belo monte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (796 palavras )
  • Download(s) : 1
  • Publicado : 6 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Aluno: Daniel Carlos de Carvalho Crisóstomo
Resenha Crítica
Em entrevista concedida à coluna Negócios & cia do jornal O Globo, José Antonio MunizLopes, presidente da Eletrobras, respondeu algumas perguntas sobre a polêmica construção da Usina de Belo Monte. Defensor ferrenho da hidrelétrica que ajudou a projetar como engenheiro, Muniz comemora osinal verde do Ibama ao canteiro de obras da usina, e avisa que se as obras não começarem o quanto antes, haverá um custo imenso ao país.
Questionado sobre como vê a licença do Ibama ao canteiro deobras de Belo Monte, o presidente da Eletrobras demonstra felicidade e ressalta que o país não teria outra fonte capaz de garantir 4.500 MW médios provenientes da hidrelétrica. É no mínimo intrigantealguém que ocupe um cargo tão importante, simplesmente ignore a eventual eficiência de outras fontes de energia nas quais nosso país é tão abundante, deixando de lado um dos principais desafios doBrasil, que é a diversificação da nossa matriz energética, hoje, essencialmente composta por hidrelétricas. Talvez surpresa pela afirmação controversa do presidente de uma empresa que se intitula focada nasustentabilidade, a jornalista volta a questioná-lo sobre a capacidade exclusiva que somente o projeto Belo Monte teria para fornecer energia limpa e barata ao país. Sob o mesmo argumento baseado nonúmero 4.500 MW, Muniz diz que qualquer alternativa não sendo a construção da usina em questão, teria um custo mais elevado, e demandaria um tempo maior. Novamente, o Sr. Presidente exclui a hipótese deinvestimento em fontes de energia verdadeiramente limpas, como a eólica e a solar, demonstrando a incoerência de suas idéias com o cargo que ocupa, num discurso imediatista, pleiteando a qualquercusto a usina que informalmente é chamado de pai.
Perguntado sobre a importância de Belo Monte, Muniz apresenta argumentos que ressaltam apenas a eficiência do projeto, além do papel de suprir falhas...
tracking img