Usiminas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Nosso trabalho denominado Projeto Integrado Multidisciplinar III, enfatiza o aprendizado teórico baseado na prática. Escolhemos a empresa citada abaixo por ser líder no seu segmento e por abranger vários aspectos importantes referentes às disciplinas estudadas até o momento.
            As Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S/A ou Usiminas pertencente ao Sistema Usiminas (Holding) éuma empresa do setor siderúrgico líder na produção e comercialização de aços planos laminados a frio e a quente, bobinas, placas e revestidos, destinados principalmente aos setores de bens de capital e de bens de consumo da linha branca, além da indústria automotiva. Foi fundada em 25 de abril de 1956 em Coronel Fabriciano, no que viria a ser o Vale do Aço, Minas Gerais. Em 1964 Ipatinga, a 220km de Belo Horizonte, se emancipa de Coronel Fabriciano e a Usiminas passa a estar neste novo município. Sua sede administrativa encontra-se em frente à Universidade Federal de Minas Gerais e ao lado do BH-TEC.
            O Sistema Usiminas destaca-se como o maior complexo siderúrgico de aços planos da América Latina e um dos 20 maiores do mundo. A Usiminas é a líder do Sistema, formado porempresas que atuam em siderurgia e em negócios onde o aço tem importância estratégica. Atualmente designa um pool de diversas empresas, estando empenhada com a transparência no relacionamento com o mercado de capitais.
            Atua no mercado internacional e é a maior geradora de impostos para Ipatinga, o que torna o município economicamente dependente da siderúrgica.

1. Descrição daOrganização
1.1 Denominação e forma de constituição.
A Usiminas é uma empresa que tem como principal objetivo a exploração da indústria siderúrgica, com Unidade fabril em Ipatinga, no Vale do Aço, Minas Gerais. A empresa é uma das principais componentes do Sistema Usiminas formada a partir da sua privatização em 1991.

1.2 Dados e fatos relevantes da origem da organização.
Foi fundada em 25 de abrilde 1956 em Ipatinga, no que viria a ser o Vale do Aço, Minas Gerais. Sua constituição societária e legal foi elaborada nessa data por Gabriel Andrade Janot Pacheco e seu primeiro presidente foi o engenheiro Amaro Lanari Júnior.
O Sistema Usiminas destaca-se como o maior complexo siderúrgico de aços planos da América Latina e um dos 20 maiores do mundo. A Usiminas é a líder do Sistema, formadopor empresas que atuam em siderurgia e em negócios onde o aço tem importância estratégica. Atualmente designa um pool de diversas empresas, estando empenhada com a transparência no relacionamento com o mercado de capitais.

1.3 Natureza e ramo de atuação.
Atividade principal do grupo Usiminas, a produção de aços planos, sob a forma de placas e laminados a frio e a quente, está concentrada nasusinas de Ipatinga e Cubatão.
Com alto valor agregado e qualidade reconhecida pelo mercado, os aços Usiminas abastecem segmentos estratégicos da economia, como ferroviário, automotivo, naval, de construção civil, agrícola, de embalagens, mecânico, eletroeletrônico, de utilidades domésticas, máquinas e equipamentos e distribuição.

1.4 Informações sobre o porte da empresa.
A Usiminas é umaempresa de Grande Porte por conter mais de 500 funcionários de acordo com as normas da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP)
1.5 Principais equipamentos.
Os principais produtos da Usiminas são Placas, Bobinas e Chapas. Com esses produtos a empresa atende mercados diversos tais como Indústria Automotiva (cerca de 30% da produção), vasos de pressão, Tubos, Indústria Naval, ConstruçãoCivil, Eletrodomésticos, Máquinas Agrícolas e Elétrica/Eletrônica. No ano 2000 a empresa colocou no mercado externo cerca de 16% de seus produtos, atingindo um lucro líquido de R$230,6 milhões, com um faturamento bruto de R$3,12 bilhões.

1.6 Composição da força de trabalho, incluindo quantidade de pessoas, percentuais por nível de escolaridade, por níveis de chefia ou gerenciais, por regime...
tracking img