Usb - universal serial bus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3716 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IMES – Instituto Municipal de Ensino Superior
São Caetano do Sul – 17 / 04 / 06


USB:
Universal
Serial Bus














Nomes: Anderson Bandeira N: 13
Bruno Lakatos N: 05
Bruno Ganyoko N: 42
Felipe Gicci N: 14
Ronaldo Carnieto N: 12
Samuel Rossi N: 15




1. Introdução 3
2. Histórico 4
3. Informações Relevantes5


a. Mercado 6
b. Suporte 6
c. Tipos de USB 7
4. Funcionamento 9
a. Funcionamento do USB conectado ao PC 9
5. Benefícios 12
6. USB Internamente 14
7. Conclusão 18
8. Bibliografia 19

1. Introduçâo Universal Serial Bus


Universal Serial Bus (USB) ou em português, Barramento Serial Universal é um tipo de dispositivo de conexão quefoi projetado para preencher algumas lacunas deixadas pelos outros barramentos seriais. Foi desenvolvido por companhias do ramo de telecomunicações e de computadores pessoais. Estas companhias são: Compaq, Hewlett-Packard, Intel, Lucent, Microsoft, NEC, Philips. O USB , basicamente, tem como objetivo conectar periféricos externos ao computador sem que se tenha a necessidade de abrir o gabinete parainstalar placas em slots e ainda permite alternar entre periféricos sem ter que desligar o PC. O USB traz ao usuário diversas vantagens como a versatilidade, a facilidade no uso e a alta velocidade.


O USB está cada vez mais difundido no mercado atual. Suas portas e conectores podem ser encontrados na sua maioria em sistemas Windows, iMac da Apple, G3 e G4 Power PCs rodando OS 9. Muitosprodutos já saem de fábrica compatíveis com a porta USB e isso já é quase que um pré-requisito essencial para o sucesso do produto. A porta USB tem uma taxa de transferência 100 vezes mais rápida que a porta paralela de 25 pinos, a serial DB-9, DB-25 e RS-232 que são encontrados em vários computadores (quadro comparativo adiante).


A interface USB é mais comumente usada em conexões deperiféricos de baixa à média banda, como câmeras digitais, leitores de cartões de memória Flash, joysticks, impressoras e scanners.
Comparando com o padrão de conexão de periféricos IEEE-1394 FireWire, o USB tem um custo bem inferior, sendo assim, o mais usado em periféricos domésticos de baixo e médio custo. Contrariamente ao FireWire, que é usado, por exemplo, comumente em estações detrabalho, servidores de grande porte e estações multimídia de edição de imagens.


Outro benefício que traz o USB é o fato de que permite que o dispositivo tenha tanto alimentação elétrica própria como alimentação via barramento. Na maioria das vezes, os que utilizam alimentação via barramento, esta se dá através do gabinete, e os de alimentação própria, por uma fonte própria.


Comrelação aos cabos e conectores, o sistema de USB, é bastante simples. De modo a simplificar, usa somente um tipo de cabo e um tipo de conector em cada extremidade. São dois tipos de conectores, o conector que é ligado ao PC é achatado e o conector que se conecta ao periférico tem um formato quadrado(vide figuras). Os cabos de USB não podem exceder o limite de 5 metros de comprimento.


Ocrescimento do uso de dispositivos USB é vertiginoso, e estima-se que de 6 milhões de computadores em 1996 chegamos à mais de 700 milhões ao final de 2003.A versão atual do USB, que é a 2.0, possui uma maior taxa de transferência de dados (480 Mbits/s) e mesmo assim não deixa de ser compatível com sua versão anterior, a 1.1. A nova versão é cerca de 40 vezes mais rápida que a anterior.2. História
Até certo tempo atrás, instalar um periférico no computador era um ato encarado como uma tarefa assustadora, digna apenas de técnicos ou de pessoas com mais experiência. Em meio a vários tipos de cabos e conectores, era preciso primeiro descobrir, quase que por um processo de adivinhação, em qual porta do computador deveria ser conectado o periférico em questão. Quando a...
tracking img