Usando o paradigma orientado a aspectos na análise e projeto do silma (sistema de locação de multidimídias para a faculdade de balsas)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 103 (25722 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1

UNIBALSAS - FACULDADE DE BALSAS CURSO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

USANDO O PARADIGMA ORIENTADO A ASPECTOS NA ANÁLISE E PROJETO DO SILMA (SISTEMA DE LOCAÇÃO DE MULTIDIMÍDIAS PARA A FACULDADE DE BALSAS)

Ernando Gomes de Sousa

2

Balsas – MA 2011 UNIBALSAS - FACULDADE DE BALSAS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

USANDO O PARADIGMA ORIENTADO A ASPECTOS NA ANÁLISE E PROJETO DO SILMA (SISTEMADE LOCAÇÃO DE MULTIDIMÍDIAS PARA A FACULDADE DE BALSAS)

Por

Ernando Gomes de Sousa

Projeto apresentado à disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso, como requisito básico para a ostentação do grau de bacharel em Sistema de Informação, sob a orientação do Prof. Me. Cleverton Marlon Possani.

3

Balsas – MA 2011 FACULDADE DE BALSAS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

A ComissãoExaminadora, abaixo assinada, aprova o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

USANDO O PARADIGMA ORIENTADO A ASPECTOS NA ANÁLISE E PROJETO DO SILMA (SISTEMA DE LOCAÇÃO DE MULTIDIMÍDIAS PARA A FACULDADE DE BALSAS)

Elaborada Por Ernando Gomes de Sousa

como requisito parcial para obtenção de Bacharel em Sistemas de Informação

BANCA EXAMINADORA

__________________________________ Prof(a).Cleverton Marlon Possani Prof. Orientador

__________________________________ Prof. Junior Bandeira Membro da Banca Examinadora

__________________________________ Prof. Jefferson Fontinele da Silva

4

Membro da Banca Examinadora

“Quantos escreveu), lecionou),

mais mais

livros aulas

você

leu

(ou (ou de

assistiu

mais

linguagens (ou

programação maisaprendeu [...]

projetou), (ou

software

examinou

produziu), mais documentos de requisitos tentou decifrar (ou tornou decifrável), mais padrões de projeto aprendeu (ou

catalogou), mais reuniões assistiu (ou conduziu), talentosos mais colegas de teve (ou trabalho mais

contratou),

projetos ajudou (ou gerenciou), tanto mais você estará equipado para lidar com um novodesenvolvimento.”

5

Bertrand Meyer

6

RESUMO

Na era da informação, cada vez necessita-se de mais ferramentas que possibilitem a automação de processos. Com a evolução da Tecnologia da Informação os sistemas de informação computacionais deixam de ser apenas coadjuvantes, dentro do processo organizacional, para exercer um papel central na estratégia das organizações. A exigência do mercadoatual por sistemas mais completos faz com que estes se tornem complexos a ponto de apresentarem problemas em seu desenvolvimento, manutenção e compreensão. Ao serem considerados os dois principais paradigmas de programação utilizados hoje em dia, estruturado e orientados a objetos, eles apresentam como principal problema o espalhamento de código. Padrões de projeto é a solução emdeterminadas situações, mas não em todos os casos. A consequência do espalhamento de código por diversas partes de um sistema implica forte acoplamento, fraca coesão, redundância, dificuldade de compreensão, manutenção e reutilização. Este trabalho apresenta o paradigma de programação orientado a aspectos como uma solução ao problema citado, desenvolvendo a etapa de análise e projeto de um sistemapara controle de locação de equipamentos multimídia para a Faculdade de Balsas, construindo seu documento de requisitos, descrição de casos de uso, diagrama de casos de uso, diagrama de colaboração, diagrama de sequencia e diagrama de classes. Palavras-chaves: Desenvolvimento Reusabilidade de código. de sistemas. Orientação a aspectos.

7

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO.................................................................................................... 10 2. PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO ................................................................ 13 3. A ORIENTAÇÃO A OBJETOS E ONDE ELA FALHA ......................................... 22 4. CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA ORIENTAÇÃO A ASPECTOS ................... 27
4.1. 4.2. 4.2.1. 4.2.2. 4.2.3. 36 4.3. Adendo (Advice)...
tracking img