Usando o ireport como gerador de relatórios para php

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1097 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Usando o iReport como gerador de relatórios para PHP

Veremos hoje uma solução para utilizar um gerador de relatórios para a linguagem PHP. Consiste no uso do trabalho em conjunto de relatórios JasperReports e o pacote PHPJasperXML.
O que me motivou a buscar esta solução foi a procura por um gerador de relatórios para PHP, na grande maioria das vezes com insucesso.
A linguagem PHP éextremamente flexível e muitos desenvolvedores que a utilizam, quando necessitam desenvolver relatórios, fazem seu próprio código, desenvolvendo suas próprias quebras de linha etc. Só que o uso de softwares geradores de relatórios, os chamados reports generators, trazem inúmeras vantagens ao desenvolvedor. Além de ser mais profissional o uso destes softwares, pois poupa tempo de desenvolvimento por seremmuito mais fáceis de confeccionar do que se elaborar um código para esta finalidade, é também útil quando se necessita de suporte, pois diversos usuários do mundo inteiro utilizam desses softwares.
iReport
O iReport é um desenhador de layouts para JasperReports. É muito utilizado por desenvolvedores da linguagem Java, sendo uma alternativa livre ao excelente Crystal Reports. Neste link o downloadpode ser feito, além de conter tutoriais. É necessário ter a suíte JDK já instalada para fazer a instalação do iReport. Não é o foco do artigo a explicação de como utilizar o iReport.
Além de ser muito intuitivo e de fácil uso, é útil em praticamente todas as necessidades na confecção de um relatório. Traz diversas opções como uso de código de barras, sub-relatórios e etc. O iReport permite queos relatórios sejam gerados em XML, PDF, HTML, DOCX, ODT, dentre outros formatos.
Ao inserir as informações de conexão com o banco de dados (o iReport traz diversas opções como JDBC, Conexão com Hibernate, XML e etc), processo que pode ser visto aqui, é gerado um arquivo de extensão jrxml. Ao ser compilado, um arquivo de extensão jasper também é gerado (arquivo executável do relatório). Fazanalogia à linguagem Java, que tem o código residente nos arquivos de extensão JAVA (no caso do iReport, extensão jrxml). Depois de compilados são gerados arquivos de extensão CLASS (no iReport, jasper).
PHPJasperXML
O PHPJasperXML possibilita a leitura de arquivos jrxml, feitos utilizando o iReport, para transformá-los em relatórios no formato PDF, com o auxílio da classe FPDF. É escrito em PHP emuito fácil de ser configurado. É também uma solução alternativa ao PHP/Java Bridge.
Na página do projeto é possível fazer o download do código. Além de conter tutoriais.
Para seu uso é necessário basicamente editar o arquivo setting.php, que contém as variáveis indicativas da conexão com banco de dados.
O arquivo PHPJasperXML.inc contém a classe PHPJasperXML, que faz todo o "trabalho pesado" deconectar com o banco de dados (vem configurada para MySQL), ler o conteúdo arquivo jrxml e junto com a classe FPDF, gerar o relatório em PDF.
Exemplo de utilização
Irei exemplificar o uso do iReport com a classe PHPJasperXML.
Para nosso exemplo é necessário ter o SGBD MySQL instalado. Crie o banco de dados com os seguintes comandos:
CREATE DATABASE ProjetoPHP;USE ProjetoPHP;

CREATE TABLE usuarios (

id INT(11) NOT NULL AUTO_INCREMENT, nome VARCHAR(50),

PRIMARY KEY (id)

);

INSERT INTO usuarios (nome) VALUES ('PHP'), ('MySQL'), ('JasperReports'), ('PHPJasperXML');Após criar nosso banco de dados, chamado ProjetoPHP, é o momento de elaborar o relatório. Para nosso exemplo, o relatório será chamado de phpjasperxml.jrxml. A conexão com o banco de dados que criamos deverá ser feita no iReport (esse processo é exemplificado em um link no texto introdutório do iReport, acima). Após criada a conexão, vamos inserir a seguinte query no Report Query do relatório...
tracking img