Usando os efeitos visuais como quebra de rotina escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Usando os Efeitos Visuais como quebra de rotina escolar


Deleon neide de assis

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS NATURAIS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI, CAMPUS DOM BOSCO – PRAÇA DOM HELVÉCIO, 7436.301-160 – SÃO JOÃO DEL REI – MINAS GERAIS.



Resumo: Podemos afirmar que o efeito visual é uma forma de prender a atenção, comprovamos esta tese pelas pessoas quepreferem ver as noticias apresentadas na televisão do que ler um jornal. Não só em noticias, muitos livros se tornam filmes, muitas pessoas já viram os filmes, mas nem imaginam que vieram de um livro. Esta poderia ser uma alternativa para o professor conseguir modificar sua rotina escolar, chamando a atenção dos alunos que apresentam falta de interesse, sem deixar de dar o conteúdo de sua matéria.Palavras chaves: Efeito visual; alternativa; interesse.


introdução

Texto São muitos os problemas enfrentados pelos professores ao entrar em uma sala de aula, dentre eles: a falta de interesse de partes dos alunos, a indisciplina, entre muitos outros.
Neste caso, esquecemos dos outros problemas e iremos focar apenas na falta de interesse.Façamos inicialmente algumas perguntas: Por que existe essa falta de interesse de muitos alunos? Há como reverter esta situação?
A primeira pergunta é feita constantemente pelos professores, mesmo que não seja exposta em uma reunião, ou em uma simples sala de professores, ela é feito conscientemente e acompanhada da segunda pergunta. Todos querem saber o real motivo destafalta de interesse e querem uma solução deste problema tão comum.
Poderíamos tentar responder estas perguntas e acharíamos varias respostas. Os alunos não estariam cansados da rotina do dia-a-dia escolar? Chegam à escola, bate o sinal, entram para sala de aula, entra o professor, passa matéria, explica matéria, dá exercícios, corrige os exercícios, dá dever de casa e entãobate o sinal novamente. Entra outro professor nesta mesma sala e segue a mesma rotina.
Este pode ser um dos causadores da falta de interesse. Cansativo até para o professor imagine para os alunos. Porém o professor não pode deixar de dar o seu conteúdo, que para um ano e para poucas aulas semanais é sempre difícil terminar sem precisar pular alguma matéria.Então, qual seria a solução para este problema? Usando o problema da rotina escolar proponhamos uma alternativa de solução, trabalhar com a disciplina usando efeitos visuais, no nosso caso, o cinema.



Objetivo


Este artigo tem como abjetivo mostrar uma forma de trabalho em sala de aula, no nosso caso usando o efeito visual, com intuito de propor uma solução parao problema da falta de interesse dos alunos.


Desenvolvimento

A idéia de usar filmes como proposta de aula é fazer com que o aluno tenha uma percepção visual do conteúdo abordado pelo professor naquele filme.
Porém a principal idéia é fazer com que alunos e professores saiam da rotina escolar sem deixar o conteúdo da matéria de lado.Inicialmente, antes de ser passado o filme, o professor tem que fazer uma previa do conteúdo no qual o aluno perceberá ao assistir o filme.
Usando a teoria gestáltica iremos ver até onde vai à percepção visual daquele aluno, no qual em um filme de carros velozes, aviões, explosões ele perceberá que por trás de toda uma adrenalina há um conceito. Por exemplo, carros velozes, na física,cinemática.
São muitas as alternativas para despertar a percepção visual do aluno além de filmes. Porém o filme, além de mostrar o conteúdo ele escolar que seja ele tem emoção, ou seja, além do aluno estar estudando ele acaba se divertindo.



1 POssíveis problemas da prosposta

Mas como toda proposta há possibilidade ter seus problemas....
tracking img