Usabilitando

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 63 (15636 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“NÃO OUÇA O QUE O USUÁRIO DIZ, SÓ com o QUE O USUARIO FAZ”

Índice:

A mudança é dolorida 17
Cérebro do Usuário 25
Consistência de interface 30
Diversidade do utilizador 33
Facilidade de Recuperação 32
Familiaridade do utilizador 29
Fatores humanos 27
Gestão de Defeitos 36
Gestão de Testes 38
Guia do utilizador 33
História 50
História da UML 43
Luis Hjelmslev 53Melhorando Sistemas já lançados 20
O cérebro do Desenvolvedor 22
O cérebro do Designer 23
O que é a arquitetura da Informação? 46
O que é UML?? 41
Padrões de Software 44
Para que AI? 46
Pensar conforme o ponto vista 12
Poderia ser mais simples? 4
Semiótica 48
Síndrome Qwert 55
Sintagma e paradigmas 52
Surpresa mínima 31
Testes Funcionais 39
Tipos 34
Vale a pena sermelhor? 9



Como poderia ser mais simples?

"Todo pensamento é solitário, mas sua realização é grupal.
Toda atitude é individual, mas sua construção é coletiva."
(Godar) 

Quando você conhece melhor o ser humano, ou seja, conhecendo como o ser humano pensa, você poderá identificar vantagens e desvantagens em relação a sua eficiencia no trabalho. A maneira mais comum de agir é identificarum objetivo e depois iniciar mentalmente todos os processos de produção que Irá percorrer no sistema até o resultado final. Nessa armadilha de hiper-foco do Desenvolvedor em alguma altura do projeto cometerá o pecado por não pensar como o Usuário, mas isso não é uma falha é uma forma eficiente de se utilizar a melhor maneira possível com os recursos disponíveis (imaginação, calculo, lógica,criatividade) para solucionar um problema de cada vez, e nesse caso o problema é fazer funcionar.
Hoje as profissões estão cada vez mais especializadas, antes um profissional tinha conhecimento de todo o processo, como um médico no inicio da medicina, ele era um especialista geral, com o aumento das informações a medicina teve que priorizar informações para cada especialidade. Essa transformaçãotornou não só a medicina mas o qualquer função que tenha sido acrecido de informaçõesno decorrer dos anos, mais preciso, pois o profissional passou a ser valorizado por área específica de sabedoria, veja o caso do técnico de informática, ele no inicio desenvolvia sistemas e era curioso em consertar computadores, tudo que acontece com um computador inicialmente era o técnico de informática queresolvia, assim como eram os defeitos de outros produtos de consumo da época como a televisão. Agora os defeitos tornaram-se especiais e categóricos, problemas com hardware, problemas com monitores LCD, LED, problemas de Rede, databases, Clou computing, segurança de rede, games, etc. Nos dias atuais, estamos com um volume tão gigantesco de informações que um único profissional não daria conta de todas asvariáveis do problema, Nas graduações em tempos em que o curso de Processamento de Dados era sinônimo de curso para programador. Hoje assim como as necessidades existem muitos outros cursos superiores de informática, Engenharia de software, Análise de Sistemas, Ciências da Computação, Processamento de Dados, Engenharia de Network, Sistemas da Informação, Segurança da informação entre muitos outrosque nem conheço.

Dessa mesma forma hoje contamos com especialistas na área de Interfaces, esse pessoal que na sua maioria possuem perfil profissional variado, de Jornalistas, Diagramadores, Designers, Web Designers, arquitetos e até programadores.
Veja a seguir a formação de uma equipe mínima para o desenvolvimento centrado no Usuário e suas responsabilidades compartilhadas do trabalho.

Anecessidade de especialidades tornaram os profissionais de um projeto indispensáveis para criação e melhoriado mesmo, nenhum deles conseguiria trabalhar individualmente para resultar em um bom projeto.
Quando uma equipe completa faz parte de um projeto, existem subdivisões do trabalho desses profissionais. O conhecimento e suas especificidades são com eu já afirmei, “complementares” e para...
tracking img