Usabilidade no tetrisbattle

1258 palavras 6 páginas
Renovação do Tetris: o caso do Tetris Battle

André Cândido, Cassiano Ricardo Urio

Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
Caixa Postal 15.064 – 91.501-970 – Porto Alegre – RS – Brazil

Abstract. This paper has the objective to show us how possible is to rebuild a classic game as Tetris. With great innovations, and without losing his essence, Tetris Battle teach us how to reinvent an almost 30 years old game and still having this huge number of players in all ages. To become possible their success, they bet on a market that is growing too much fast these days and becoming stronger each day, the social games.

Resumo. Este artigo tem como objetivo mostrar como foi possível reviver um grande clássico do mundo dos games, o Tetris. Com grandes inovações e sem perder sua essência, o Tetris Battle mostra como é possível reinventar um jogo com quase 30 anos atraindo milhões de jogadores de todas as idades. Para isso os criadores do mesmo, resolveram apostar em uma tendência muito forte hoje em dia no mundo dos games, os jogos sociais.

1. História do Tetris

O Tetris foi criado em 1984 por Alexey Pajitnov, Dmitry Pavlovsky e Vadim Gerasimov. Contudo, ao invés de buscar algo mais complexo com o jogo, o matemático Alexey Pajintov resolveu simplificar o esquema trabalhando com peças formadas por quatro quadrados, a partir desse momento, estava sendo criado o popular jogo “tetris”, que leva o nome justamente pela quantidade de quadrados que moldam o formato das peças.

O jogo foi um dos primeiros itens de exportação de sucesso da antiga União Soviética e um dos primeiros jogos as a ser considerado “vício”. Mesmo tendo sido criado na Rússia durante o período da Guerra Fria, o Tetris conseguiu chegar aos Estados Unidos em 1986. Após desembarcar em solo americano, o Tetris se espalhou por todos os continentes, fazendo sucesso no mundo todo.

Um dos fatores que auxiliou o Tetris a se espalhar pelo mundo é que os direitos autorais do jogo

Relacionados