Usabilidade no tetrisbattle

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Renovação do Tetris: o caso do Tetris Battle

André Cândido, Cassiano Ricardo Urio

Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
Caixa Postal 15.064 – 91.501-970 – Porto Alegre – RS – Brazil


Abstract. This paper has the objective to show us how possible is to rebuild a classic game as Tetris. With great innovations, and without losing his essence, Tetris Battle teach us how toreinvent an almost 30 years old game and still having this huge number of players in all ages. To become possible their success, they bet on a market that is growing too much fast these days and becoming stronger each day, the social games.


Resumo. Este artigo tem como objetivo mostrar como foi possível reviver um grande clássico do mundo dos games, o Tetris. Com grandes inovações e semperder sua essência, o Tetris Battle mostra como é possível reinventar um jogo com quase 30 anos atraindo milhões de jogadores de todas as idades. Para isso os criadores do mesmo, resolveram apostar em uma tendência muito forte hoje em dia no mundo dos games, os jogos sociais.


1. História do Tetris


O Tetris foi criado em 1984 por Alexey Pajitnov, Dmitry Pavlovsky e Vadim Gerasimov. Contudo,ao invés de buscar algo mais complexo com o jogo, o matemático Alexey Pajintov resolveu simplificar o esquema trabalhando com peças formadas por quatro quadrados, a partir desse momento, estava sendo criado o popular jogo “tetris”, que leva o nome justamente pela quantidade de quadrados que moldam o formato das peças.

O jogo foi um dos primeiros itens de exportação de sucesso da antiga UniãoSoviética e um dos primeiros jogos as a ser considerado “vício”. Mesmo tendo sido criado na Rússia durante o período da Guerra Fria, o Tetris conseguiu chegar aos Estados Unidos em 1986. Após desembarcar em solo americano, o Tetris se espalhou por todos os continentes, fazendo sucesso no mundo todo.

Um dos fatores que auxiliou o Tetris a se espalhar pelo mundo é que os direitos autorais do jogosão questionáveis. No ano de 1988, o Tetris foi a mais nova aposta da empresa de videogames Nintendo. Já nos seus primeiros meses, o mercado nipônico absorveu três milhões de exemplares do jogo. E esse era apenas o começo de outras cifras estrondosas. Com o inicio do mercado de jogos para dispositivos moveis acredita – se que o mesmo foi baixado mais de 80 milhões de vezes. A Nintendo conseguiudireitos de exclusividade do jogo e com isso a Atari que também estava no negocio processaram a Nintendo, pois já tinha feito milhares de cópias porem sem sucesso. O Tetris foi o ponto chave para o grande sucesso do Game Boy, a partir daí virou uma febre e começou a se espalhar por todos os cantos e para diversas plataformas e no modo online mais recentemente.


2. Tetris Battle


Mesmo depoisde quase trinta anos após sua criação o Tetris continua atraindo um público enorme. O Tetris Battle se diferencia por ser totalmente interativo, onde ao se conectar ao facebook, há a possibilidade de enfrentar seus amigos em batalhas no modo Battle 2P (2 jogadores), Sprint 4P (4 jogadores), Battle 6P (6 jogadores), Arena(6 jogadores) ou jogar sozinho nos modos Sprint e Marathon. Tudo isso com apossibilidade de compartilhar suas conquistas, suas vitórias seus novos níveis, tornando o jogo mais interessante.

3. Gameplay


Sua estrutura de jogo não mudou muito, se mantém o mesmo princípio de encaixar as peças para formar uma linha. As mudanças mais significativas são quanto à dinâmica do jogo, que teve que ser reformulada para que fosse possível a batalha entre dois jogadores.Iremos exemplificar o modo Battle 2P, o mais popular, que também pode servir como referencia para os outros modos.

Neste modo de jogo foi delimitado um tempo para o fim do combate de dois minutos. Dentro desse tempo os jogadores tentam fazer o maior número de pontos sem tocar o topo de seu quadro. O esquema de pontuação funciona pelo número de linhas enviadas (lines sent). Para enviar um linha ao...
tracking img