Urss

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (870 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
União Soviética (em russo: Советский Союз, Sovetsky Soyuz), oficialmente União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS; em russo: Союз Советских Социалистических Республик, Soyuz SovetskikhSotsialisticheskikh Respublik; abreviado СССР, SSSR), era um Estado socialista constitucional que existiu na Eurásia entre 1922 e 1991.
A União Soviética era um Estado de partido único governado peloPartido Comunista desde sua fundação até 1990.[1] Mesmo sendo a URSS considerada tecnicamente uma união de 15 repúblicas soviéticas independentes, o seu governo e economia era altamente centralizado.
ARevolução Russa de 1917 provocou a queda do Império Russo. Após a Revolução Russa, houve uma luta pelo poder entre o Partido Bolchevique, liderado por Vladimir Lenin e o movimento anti-comunistaExército Branco. Em dezembro de 1922, os bolcheviques venceram a guerra civil e a União Soviética foi formada com a fusão da República Socialista Federativa Soviética Russa, República Socialista FederativaSoviética Transcaucasiana, a República Socialista Soviética Ucraniana e a República Socialista Soviética Bielorrussa. Depois da morte de Vladimir Lenin, em 1924, Josef Stalin assumiu o poder,[2]levando a URSS através de um programa de industrialização em grande escala. Stalin estabeleceu uma economia planificada e a supressão da oposição política a ele e ao Partido Comunista.[2][3] Em junho de1941, a Alemanha nazista e seus aliados invadiram a União Soviética, quebrando o pacto de não-agressão, que este último tinha assinado em 1939. Depois de quatro anos de guerra brutal, a União Soviéticasaiu vitoriosa como uma das duas superpotências mundiais, sendo a outra os Estados Unidos.
A União Soviética e seus Estados satélites do Leste Europeu envolveram-se na Guerra Fria, uma prolongada lutapolítica e ideológica global contra os Estados Unidos e seus aliados ocidentais, que acabou perdendo em face de problemas econômicos e agitação política interna e externa.[4][5] No final dos anos...
tracking img