Urocultura em laboratorios

Páginas: 4 (872 palavras) Publicado: 28 de abril de 2011
UROCULTURA
A urocultura é um exame realizado em laboratório, como complementação do diagnostico de infecção urinaria. Através da urina rotina e do exame clínico, o medico fará o diagnostico deinfecção urinaria. O tratamento será iniciado, mas o agente causador da infecção (que pode ser uma bactéria ou fungo), só é identificado através da urocultura. Desta maneira as amostras de urina sãosubmetidas à cultura, quando originárias de pacientes com sintomas de infecção do trato urinário e de pacientes assintomáticos com alto risco de infecção.
AGENTES QUE CAUSAM A INFECÇÃO URINÁRIA Osagentes etiológicos da infecção do trato urinário (ITU), são limitados a poucos microrganismos, de crescimento rápido. Escherichia coli, Enterococcus spp., Klebsiella-Enterobacter spp., Proteus spp.,Staphylococcus saprophyticus e Pseudomonas spp., representam a maioria dos agentes, tanto de pacientes hospitalizados quanto da comunidade. Na comunidade, cerca de 80 % das ITU não complicadas são causadaspor E.coli. Em pacientes hospitalizados, a Cândida spp., um tipo de fungo, também pode ser o agente causador da infecção.
COLETA DE MATERIAL Como a urina é um liquido estéril, se a regiãopróxima à saída da uretra não for devidamente higienizada, com eliminação de grande parte da flora local, essas bactérias, que estão presentes normalmente nessa região, poderão contaminar a urina,produzindo uma interpretação errada do resultado do exame. Por isso é fundamental uma higiene local rigorosa.
PROCEDIMENTOS PARA UMA COLETA DE URINA ADEQUADA
COLETA EM MULHERES
10 Remover toda a roupae sentar no vaso sanitário;
20 Afastar os grandes lábios com uma das mãos e continuar assim enquanto fizer a higiene e coleta do material;
30 Usar uma gaze embebida em sabão neutro, lavar defrente para traz e certificar-se que está limpando por entre as dobras da pele, o melhor

possível, porém sem friccionar demais;
40 Enxaguar com abundante água corrente;
50 Continuar afastando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Urocultura
  • Urocultura
  • Urocultura
  • Urocultura
  • Urocultura
  • urocultura
  • Urocultura
  • Urocultura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!