Urinalise

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (689 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
No dia 02 de maio de 2012, fomos à CliniVET ESBAM, para realizar a urinálise de um cão e um gato ambos do sexo feminino da raça SRD, para aula prática da disciplina Laboratório Clinico ministradapela professora Raquel Lisbôa.

O método utilizado para a obtenção da urina foi através de micção espontânea, no caso da gata tendo sido recolhido diretamente do chão e micção natural em um potinho deurina no caso da cadela.

Após coletado o material foi colocado em um recipiente limpo e seco, e identificado com as informações do animal, data e horário da coleta e em seguida encaminhada para oLabVET ESBAM, onde foi realizados os exames físicos que consistem em analisar volume, densidade, cor e odor.

Volume

O volume é a quantidade de urina que chega ao laboratório, varia de acordocom a dieta e a ingestão de líquidos, sendo o volume mínimo 5 ml, e o volume ideal 10 ml. Em animais saudáveis, o volume urinário e inversamente proporcional à densidade urinária. A determinação dovolume se faz através de provetas graduadas rigorosamente limpas. No caso do gato o volume da urina foi de 8 ml e a do cão o volume foi de 13ml.

Densidade Urinária

Uma das mais importantesanálises avalia a função renal refletindo a capacidade dos túbulos renais de diluir ou concentrar o filtrado glomerular. Também, só se consegue uma interpretação segura dos outros testes conhecendo-se adensidade da urina em questão.
Utilizamos dois métodos disponíveis para medir a densidade específica: fitas reagentes e refratômetro. O refratômetro tem a vantagem de determinar a densidade usando umpequeno volume da amostra (1 a 2 gotas). Determina a concentração das partículas dissolvidas na amostra medindo o índice de refratividade. Este índice é uma comparação da velocidade da luz na solução.
Adensidade da urina do gato foi maior que 1040, e a do cão foi de 1030.

Cor

A cor depende da concentração de urocromos e depende da patologia existente no animal, podendo variar entre...
tracking img