Urgencias em otorrino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (919 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Urgências em otorrinolaringologia
1. Corpo estranho
de orelha: podem ser inanimados como contas plásticas, pedaços de massas, feijão, milho presentes na orelha externa intencionalmente. Podemser animados como insetos.
A remoção pode ser feita de varias formas, apesar de ser uma urgência não precisa ser removido imediatamente, deixar que isso seja feito por um profissional treinado, emlocal adequado com materiais adequados. O inseto causa grande incomodo pq se mexe e pd picar, por isso, inicialmente é importante imobilizar o inseto com uma substancia oleosa, como óleo mineral, deamêndoas, vaselina. Uma forma de remoção é a lavagem ou com pinças. Corpo estranho como baterias que pdm soltar substâncias é mais emergencial.
no nariz: rinorréia purulenta fétida unilateral, indolor,rebelde à terapia clinica. Diagnóstico sinusal recorrente (sinusite de repetição). Com o espéculo nasal ou não fazer a rinoscopia. Ao ver a cç fazendo algo desse tipo tampar a narina contra lateral emandar a cç assuar o nariz, algumas vezes o corpo estranho faz. Na remoção do corpo estranho o instrumental é passado por de trás do corpo estranho e retira-se. Porém a cç não deixa na maioria dasvezes e nesses casos a remoção é feita sob sedação.
na faringe: localizados na parede posterior, amigdalas palatinas, base da língua, hipofaringe e valécula. O quadro clínico se apresenta com disfagia,odinofagia e sialorréia. Para remoção as vezes é necessário fazer uma oroscopia.
2. Trauma de conduto auditivo externo e da membrana timpânica.
Etiologia: cotonetes, impactos de água, bruscosdeslocamentos de ar (tapas, explosão). Nunca introduzir nada na orelha externa, limpar apenas o pavilhão auricular. Muitas vezes o trauma não chega a perfurar a membrana timpânica, apenas machuca oconduto auditivo externo. Perfuração traumática normalmente fecha sozinha e não é preciso fazer nada, passar um analgésico oral e orientar que não pode cair água (muito importante), embeber algodão com...
tracking img