Urbu

339 palavras 2 páginas
 A simplicidade formal; rimas externas e internas; redondilha maior (gosto pelo popular) que dá uma ideia de simplicidade e espontaneidade  Grande sensibilidade musical: - eufonia – harmonia de sons - aliterações, encavalgamentos, transportes, rimas, ritmo - verso geralmente curto (2 a 7 sílabas) - predomínio da quadra e da quintilha  Adjectivação expressiva  Economia de meios: - Linguagem sóbria e nobre – equilíbrio clássico  Pontuação emotiva  Uso frequente de frases nominais  Associações inesperadas [por vezes desvios sintácticos – enálage (“Pobre velha música”)]  Comparações, metáforas originais, oxímoros  Uso de símbolos  Reaproveitamento de símbolos tradicionais (água, rio, mar...) - Coexistem 2 correntes:
- Tradicional: continuidade do lirismo português (saudosismo)
- lírica simples e tradicional – desencanto e melancolia - Modernista: processo de ruptura - heterónimos
- Pessoa ortóniomo (simbolismo, paulismo, interseccionismo) Na poesia de Fernando Pessoa como ortónimo coexistem duas vertentes: a tradicional e a modernista.
Alguns dos seus poemas seguem na continuidade do lirismo português outras iniciam o processo de ruptura, que se concretiza nos heterónimos ou nas experiências modernistas.
A poesia, a cujo conjunto Pessoa queria dar o título Cancioneiro, é marcada pelo conflito entre o pensar e o sentir, ou entre a ambição da felicidade pura e a frustração que a consciência de si implica (como por exemplo no poema Ela canta, pobre ceifeira nos versos “O que em mim sente ‘stá pensando./Derrama no meu coração”).
Fernando Pessoa procura através da fragmentação do “eu” a totalidade que lhe permita conciliar o pensar e o sentir. A fragmentação está evidente por exemplo, em Meu coração é um pórtico partido, ou nos poemas interseccionistas Hora absurda , Chuva oblíqua e Não sei quantas almas tenho (verso “Continuamente me estranho”). O interseccionismo entre o material e o sonho, a

Relacionados

  • fndsklvnbsdlk
    559 palavras | 3 páginas
  • Prótese dentária na Índia
    2413 palavras | 10 páginas
  • Esclerose múltipla
    2364 palavras | 10 páginas
  • Teoria geral do direito constitucional comum europeu
    12896 palavras | 52 páginas