urbanismo

Páginas: 6 (1325 palavras) Publicado: 17 de agosto de 2015




































T.P. 2

PLANEJAMENTO CICLOVIÁRIO EM UM CONTEXTO MULTIDICIPLINAR









Varginha, MG/ Dezesseis de outubro de 2014.




ÍNDICE






1. INTRODUÇÃO 03
2. EXEMPLO 04
3. OPORTUNIDADE 05
4. PONTOS IMPORTANTES 06
5. SOLUÇÕES 07
6. BENEFÍCIOS 07-08
7. REFERÊNCIAS 21
























INTRODUÇÃO

A organização urbana das cidades pode ser uma ferramentapoderosa na construção de uma sociedade com mais igauldade. Um dos métodos de maior eficiencia para a melhoria das condições sociais, econômicas e educacionais dos cidadãos mais pobres, da qualidade de vida e da dignidade de todos, reside no aproveitamento e utilização de bens públicos como parques, praças, calçadas e etc.
Segundo a pesquisa de mobilidade realizada em São Paulo 2012, o modo detransporte mais usado é o coletivo, seguido pelo individual, bicicleta e a pé, assim sucessivamente.
Devido ao aumento da quantidade de veículos motorizados individuais, as vias não comportam a demanda de deslocamento e dessa forma gera-se impactos negativos, dentre eles o comprometimento da mobilidade urbana.
Problema que só poderá ser solucionado, a partir da priorização dos modos coletivos enão motorizados, implicando uma quebra de padrão adotado não só em São Paulo, mas na maioria das cidades brasileiras
A bicicleta é uma alternativa interessante, sendo bastante importante na solução de problemas de transportes urbanos. Deve-se buscar integrar um sistema de ciclovias à malha urbana de transportes públicos de forma que aumente a quantidade de ciclistas e diminua onúmero de veículos motorizados, favorecendo nossa qualidade de vida, além de preservar o meio ambiente.







EXEMPLO

Seria possível a uma metrópole com 7 milhões de habitantes, com um trânsito extremamente complexo, no qual circulam diariamente mais de 1 milhão de veículos particulares e mais de 20.000 veículos no transporte público, pensar em priorizar a bicicleta como um dos principaisinstrumentos para a solução de seus problemas de transporte urbano?
Sim. Bogotá, na Colômbia, se tornou referência mundial após ter implementado uma revolução no transporte público, melhorando substancialmente a qualidade de vida da população urbana. Inspirando-se em Curitiba, Bogotá inaugurou um sofisticado sistema de transporte público: o “Transmilenio” integra os ônibus e trens da capital em uma vasta eextensa ciclovia, com 60 vias percorrendo 297 km pelas principais ruas da cidade, através de projeto de planejamento que incluiu paisagismo urbano e a criação de parques e bibliotecas.
Com características muito parecidas às de São Paulo, Bogotá de praticamente nulo para 5 % o número de usuários de ciclovias em poucos anos, o que diminuiu a poluição atmosférica e o consumo de combustíveis e provocoumelhoria da qualidade de vida com inúmeros ganhos econômicos, sociais e ambientais.
Existem inúmeros exemplos de cidades pelo mundo que decidiram priorizar o transporte público e a integração das ciclovias como importante instrumento para melhorar o fluxo no trânsito urbano, a qualidade de vida e a paisagem urbana nas metrópoles. Os indicies de deslocamentos urbanos feitos por bicicletas emalgumas cidades comprovam a viabilidade deste meio de transporte e demonstram o potencial de expansão dos ciclistas em ambientes urbanos de grandes cidades.



CIDADE
% USO CICLOVIAS
Groningen, Holanda
50%
Beijing, China
48%
Tóquio, Japão
25%
Moscou, Rússia
24%
Nova Deli, India
22%
Manhattan, NY, EUA
8%
Toronto, Canadá
3%
Londres, Inglaterra
3%

Notando esses benefícios, exemplos e informaçõespercebemos que garantir a infraestrutura adequada para que a bicicleta se torne uma oportunidade de deslocamento, com eficiência e segurança é essencial.
Para o sucesso de sua implantação, deve-se considerar principalmente a conectividade, funcionalidade dos trajetos e a integração com os outros modais, atentando se para a sinalização específica, além de conscientizar o cumprimento ás leis de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • urbanismo
  • urbanismo
  • urbanismo
  • URBANISMO
  • Urbanismo
  • urbanismo
  • Urbanismo
  • Urbanismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!