urbanismo

Páginas: 4 (913 palavras) Publicado: 25 de abril de 2014
FICHAMENTO


3.3 A Forma Urbana Medieva

Com a queda do império Romano, diminui o crescimento acelerado das cidades. As cidades medievais tem sua formação, derivadas de várias origens. Com asmudanças na sociedade e modo de vida, também muda os traçados. Ela vai acontecer em cima das estruturas romanas ou pela formação das novas cidades. Abandona-se as estruturas monumentais das cidadesromanas e cria-se uma cidade em menor escala para as classes sociais de artesãos e comerciantes. Com esta novo sistema de urbanização, cresce a necessidade de novas cidades, mas vários fatores comodoenças, guerras, etc., fazem com que seja diminuída essa expansão urbana. Assim a cidade cresce e diminui em períodos alternados. Existem alguns componentes que caracterizam a cidade medieval:
Asmuralhas, juntamente com torres, fossos, etc. eram defesas e quase todas as cidades as possuía. Ela delimita a cidade e caracteriza a sua imagem.
As ruas são o elemento base do espaço urbano medieval. Nelasé feito de tudo, vendas, compras, são extensão de lojas e mercados e delimitam os quarteirões, que surgem na idade média e mantem até hoje.
Os espaços públicos, o mercado é o centro de tudo, docomercio e serviços, a praça geralmente está ligada ao mercado ou a igreja.
Os edifícios singulares, são estruturas grandes contrarias as habitações pequenas das populações, esses edifícios são os do podercomo igreja castelo, etc.
Os quarteirões medievais são diferentes dos romanos e deixando entre outras coisas, livre o espaço posterior de cada terreno, para ser utilizado por hortas e jardins.
Aforma urbana medieval, permanece nas cidades europeias e ira servir de referência na medida em que irá simbolizar a estrutura orgânica.
Vários foram os autores que tentaram esclarecer se o planejamentourbano medieval terá sido fruto do acaso ou de princípios de urbanismo aplicados ao crescimento orgânico, com textos contraditórios levantaram várias hipóteses sobre o urbanismo medieval, sendo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • urbanismo
  • urbanismo
  • URBANISMO
  • Urbanismo
  • urbanismo
  • Urbanismo
  • Urbanismo
  • Urbanismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!