Urbanismo e mobilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
URBANISMO E MOBILIDADE Nota introdutória
Hoje em dia o turismo rural é muito procurado, pois serve de refúgio àquele que vive na cidade ou em zonas movimentadas. Muitas vezes as pessoas que experimentam estes sítios acabam ou por comprar lá casa, ou até a mudarem-se de vez para lá. O turismo rural surge em zonas que até agora estavam quase abandonadas. Com isso, aumenta a população nessa zona,conduz a um maior desenvolvimento, uma maior comercialização dos produtos. Normalmente o turismo rural mantém as tradições e tenta divulgar os produtos da zona. Temos o caso da gastronomia das diversas regiões de Portugal: o famoso vinho do Porto, os vinhos alentejanos e os da região do Dão, as paisagens de norte a sul do país, as festas e as romarias, os azulejos de Ovar e o pãode-ló, entreoutros. O turismo, tanto rural como os outros tipos de turismo que encontramos no nosso pais, contribui para que o Património Cultural seja divulgado e que haja um reaproveitamento dessas mesmas zonas.

MULTIFUNCIONALIDADE DO ESPAÇO RURAL
A multifuncionalidade do espaço rural está na diversidade que pode existir, como a produção agrícola, o turismo (mais propriamente o turismo rural), a preservaçãodos recursos naturais, a conservação da natureza, a manutenção da identidade e do património cultural e a qualidade de vida. Hoje em dia, o meio rural não é visto como antigamente em que a produção era o seu único rendimento. Agora, com a saturação das pessoas em relação à cidade e com a rapidez da deslocação, o refúgio no campo ou em zonas fora da cidade é cada vez mais apreciado e procurado. Oaumento da população em espaços rurais, hoje em dia, oferece-nos mais diversidade de coisas como espaços de lazer, espaços verdes, espaços culturais, espaços recreativos, entre outros. A própria produção agrícola é feita, nos nossos dias, com meios mais sofisticados e modernos que permitem uma maior rentabilidade dos produtores.

PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE OS ESPAÇOS URBANOS E OS ESPAÇOS RURAISOs espaços urbanos são áreas onde o solo está bastante preenchido, onde existe uma grande densidade nas construções em altura sendo também o preço dos terrenos bastante elevado, havendo uma maior rentabilização do custo. Há, nos espaços urbanos, melhores acessibilidades e mais transportes públicos. Relativamente às actividades económicas, estas são muito variadas, como a indústria na periferia dacidade, os hotéis, os espaços culturais – teatros, museus cinemas, entre outros. Quanto aos meios de produção, estes são muito diversificados. Em contraste, os espaços rurais têm poucos transportes públicos disponíveis, sendo que a acessibilidade ou mobilidade das pessoas se torna mais difícil. Os meios de produção e a actividade predominante são a agricultura; a actividade económica é a produçãoagrícola e o turismo rural.

TRÁS-OS-MONTES - BRAGANÇA

Moinho do Caniço
“QUEM VAI À FRENTE MÓI PRIMEIRO”

O Moinho do Caniço situa-se no (Parque Natural de Montesinho) *, na margem esquerda do rio Baceiro, a cerca de 12 quilómetros de Bragança, com boas acessibilidades, tendo uma relação preço qualidade bastante atractiva.

APRESENTAÇÃO
Antigo moinho de água situado nas margens do rioBaceiro, num cenário campestre de frondosa vegetação e tranquilidade. Situado no Nordeste Transmontano, o Moinho do Caniço é uma unidade de turismo rural que se integra na freguesia de Castrelos, concelho de Bragança, na área do Parque Natural de Montesinho. A unidade resultou do restauro de um velho moinho e seus anexos, mantendo-se a autenticidade das construções tradicionais.

O Moinho doCaniço aluga-se na totalidade, em regime de apartamento.

             

Dois quartos (um com cama de casal e outro com duas camas individuais) + duas camas suplementares Aquecedores eléctricos a óleo nos quartos Duas casas de banho Cozinha e sala de jantar com lareira Sala de estar com fogão a lenha e televisão MEO Satélite (45 canais) Moinho propriamente dito, adega Horta,...
tracking img