Urbanismo progressista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1090 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório: Urbanistas progressistas
Alunos: Fernanda Silva Garcia
Daniela Ferreira

Urbanismo progressista

Tony Garnier (1869-1948)

Garnier nasceu em Lyon, na França e foi um dos maiores arquitetos do século 20. Durante sua formação, estudou monumentos antigos e projetou a reconstrução imaginária da cidade de Tusculum com milhares de colunas dóricas, jônicas e coríntias.Com uma visão socialista, resultante do pensamento filosófico do período da Revolução Industrial, criou um projeto de planejamento urbano chamado “Cidade Industrial” em 1901, com ilustrações lançadas em 1904 e foi a maior contribuição da sua obra, antes mesmo da Carta de Atenas e muitas de suas idéias foram retomadas por outros urbanistas.
Em 1905, foi nomeado arquiteto-chefe da Cidade deLyon e suas principais obras neste período foram :
- Matadouro de Mouche
- Estádio Olímpico
- Hospital Grange Blanche
- Bairro Residencial “Estados Unidos”

Estadio Municipal de Gerland

Matadouro de Mouche

A Cidade Industrial
A partir do estudo para a “Cidade Industrial” , Garnier projetou uma cidade para atender um complexo industrial para cerca de 35.000 habitantes. Com uma visãosocialista, Garnier projetou uma cidade sem muros ou propriedade privada, sem igrejas, delegacias ou tribunais de justiça e onde qualquer área não construída se tornaria parque público.
Garnier propôs a análise e separação das funções urbanas, o zoneamento, a inclusão de espaços verdes como elementos isoladores, a padronização dos edifícios e o uso de materiais novos como o concreto armado, queera a potencialidade estética do século XX. Estas são as características principais deste projeto.
Localizada no sudeste da França num planalto, com colinas ao norte e rio e vales ao sul, a localização foi escolhida, principalmente, pela existÊnica do rio que com a usina hidrelétrica abasteceria a cidade energicamente e pela rede de transporte (ferrovia que corta a cidade).
Também propôs asprimeiras regulamentações.

De acordo com o desenho acima, podemos ver o zoneamento proposto por Garnier:
- fábrica na planície
- estrada de ferro passa entre a fábrica e a cidade
- área residencial acima no planalto
- estabelecimentos sanitários – enfermos – isolados

Na área residencial, as quadras teriam 150x30 e cada lote 15x15.
O aproveitamento do lote seria de 50% e o restante doespaço se transformaria em jardim para espaço público de pedestres.
As ruas ficariam paralelas e perpendiculares, arborizadas e de 13 a 20 metros de largura.
De acordo com a orientação e regime dos ventos, as residências teriam janelas para o exterior (dormitório – 1 janela para o sul) e seriam proibidos os pátios internos pois os espaços deveriam ser iluminados e ventilados pelo exterior.

Nocentro se estabeleceriam os serviços administrativos, salas de assembleia, coleções, desportivos e de espetáculos.

As escolas primárias estariam espalhadas pelos bairros e a secundária estaria na extremidade nordeste e atenderia às necessidades dessa cidade industrial.

George Benoit-Levy
Advogado de profissão, durante viagem de estudos pela Inglaterra, Levy conheceu a primeira cidade-jardim,Letchworth, concebida por Ebenezer Howard em 1898.

Retornando, Levy fundou a Associação Francesa das Cidades-jardins, com o intuito de aplicar esses conceitos na França.
Apesar de muito influenciado por Howard, Benoit-Levy não compartilhou de sua visão comunitária mas vemos em seu trabalho e textos uma visão capitalista. Uma cidade para atender às necessidades econômicas da indústria e paraobter de seus trabalhadores o melhor rendimento possível.
A Associação Francesa das Cidades-Jardins denominava como responsável pela construção dessas cidades o próprio industrial. Cabia à indústria criar estas cidades e a Associação daria todo o suporte técnico para a instalação desses serviços e agruparia essas industrias da melhor forma.
Levy chegou a formar alguns bairros no conceito...
tracking img