URBANISMO LE CORBUSIER

2341 palavras 10 páginas
Chandigarh, cidade indiana que saiu da prancheta do arquiteto suíço Le Corbusier, deve ser incluída em 2009 na lista de maravilhas do Patrimônio da Humanidade da UNESCO.
Le Corbusier não apenas elaborou o plano geral de Chandigarh, a primeira cidade planejada nos anos 50, mas também um Capitólio.
Para os indianos a cidade, distante 250 quilômetros ao norte de Nova Déli, é hoje em dia considerada sinônimo de sucesso.
"Você sabe, essa é a cidade indiana com o maior número de carros por habitante", costumam dizer com orgulho os habitantes de Chandigarh sem pensar nos problemas ligados à poluição. O que eles querem expressar é que essa é simplesmente a cidade mais rica do país.
No lugar das vacas caminhando pelas ruas, uma imagem tão comum na Índia, o que se vê são campos de golfe. Eletrodomésticos caros e modernos como o iPhone são vendidos na mesma velocidade que pãezinhos quentes, isso até mesmo antes do seu lançamento oficial no resto do país.
O plano de Le Corbusier era simples: cerca de 60 retângulos idênticos – com 800 a 1.200 metros – ligados por largas avenidas.
Cada um dos distritos foi desenhado para ser autônomo com suas próprias lojas, escolas e templos, tudo distante apenas dez minutos de caminhada. Sua concepção é racional – a única exceção é não existência de um 13° distrito, uma das superstições de Le Corbusier.
Ao norte da cidade, o arquiteto suíço construiu prédios administrativos no seu estilo facilmente reconhecível. O parlamento local, o governo e as cortes de justiça foram colocados no final das longas avenidas, destacando seu áspero concreto contra o céu azul.
Embora algumas pessoas digam que o material utilizado na construção dos prédios não seja ideal para um país de clima quente, a maior parte dos habitantes ama o local que vivem. Eles mesmos chegaram a apelidá-la de "cidade dos genros" ao afirmar que as mulheres que vão viver em outros lugares para acompanhar seus maridos, acabam sempre retornando com eles à Chandigarh.
Um pedaço do paraíso

Relacionados