Ups - tecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1153 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Sistemas de Informações Gerenciais
Prof. Renan R. S. Castro

Estudo de Caso nº 1 – A UPS concorre globalmente com tecnologia de informação

A United Parcel Service (UPS), a maior empresa do mundo em distribuição de encomendas por ar e por terra, começou em 1907 em um porão do tamanho de um cubículo. Jim Case e Claude Ryan – dois adolescentes de Seattle munidos de duasbicicletas e um telefone – prometiam “o melhor serviço e o preço mais baixo”. Usando essa fórmula de sucesso há mais de 90 anos, hoje a UPS entrega diariamente mais de 14,1 milhões de encomendas e documentos nos estados Unidos e em mais de 200 outros países e territórios.
A empresa tem conseguido manter sua liderança nos serviços de entrega de pequenas encomendas – mesmo diante da concorrênciaacirrada da Federal Express e da Airborn Express -, investindo grandes recursos em tecnologia de informação avançada. Durante a década passada, a UPS aplicou mais de um bilhão de dólares por ano em tecnologias e sistemas para aprimorar o atendimento ao cliente e, ao mesmo tempo, manter os custos baixos e alinhar suas operações como um todo.
Usando um computador de mão chamado DeliveryInformation Acquisition Device (DIAD), os motoristas da UPS registram a assinatura do cliente automaticamente, além de informações sobre retirada e entrega de encomendas e cartão de ponto. eles conectam o DIAD ao adaptador especial existente em seu caminhão – um dispositivo que transmite informações e está ligado à rede de telefones celulares. A informação de rastreamento da encomenda é então transmitidaà rede de computadores da UPS para armazenagem e processamento pelos computadores centrais da empresa, localizados em Mahwah, Nova Jersey, e Alpharetta, Geórgia. Daí em diante, a informação pode ser acessada mundialmente como recibo de entrega aos clientes ou para responder a suas perguntas.
Por meio de seu sistema automático de rastreamento, a UPS pode monitorar encomendas durante todo oprocesso de entrega. Em vários pontos ao longo da rota entre remetente e destinatário, um leitor de código de barras verifica informações de expedição contidas no rótulo do pacote, que são passadas ao computador central. O serviço de atendimento ao cliente pode verificar a situação de qualquer encomenda em seus computadores ligados aos computadores centrais, e responder imediatamente às perguntasdos clientes. Estes também podem acessar essa informação diretamente no site da empresa usando seus próprios computadores ou equipamentos sem fio, como pagers e telefones celulares.
Quem tiver uma encomenda a ser enviada pode acessar o site da UPS para rastrear encomendas, verificar rotas de entrega, calcular taxas de expedição, determinar o tempo de trânsito e programar uma data para aempresa retirar a encomenda. Qualquer empresa, em qualquer lugar, também pode usar o site para contratar expedição de mercadorias e acordar a cobrança direta em sua conta bancária ou por cartão de crédito. Os dados coletados no site são transmitidos ao computador central e retornam ao cliente depois de processados. A empresa também oferece ferramentas que habilitam seus clientes corporativos, como aCisco Systems, a incorporar a seus sites algumas funções da UPS, como rastreamento e cálculos de custo, a fim de monitorar encomendas sem precisar acessar o site da UPS.
A tecnologia da informação tem ajudado essa empresa a se reinventar e continuar crescendo. Recentemente, para aperfeiçoar o transporte e a entrega de encomendas, a UPS implantou um pacote de software feito sob medida queusa tecnologia de mapeamento e pesquisa operacional. Como a empresa entrega 14 milhões de pequenas encomendas diariamente, o resultado foi o encurtamento da distância percorrida pelos caminhões em mais de 100 milhões de milhas a cada ano.
Agora a UPS está usando suas décadas de experiência em administrar sua própria rede de entregas globais para administrar a logística e a cadeia de...
tracking img