Unopar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (474 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Principais representantes.
 
   Conhecimento cientifico:
Para o Empirismo, a Experiência é a base do conhecimento científico, ou seja, adquire-se a Sabedoria através da percepção do Mundoexterno, ou então do exame da actividade da nossa mente, que abstrai a Realidade que nos é exterior e as modifica internamente. Daí ser o empirismo de carácter individualista, pois tal conhecimento varia dapercepção, que é diferente de um indivíduo para o outro.
 
   Origem das ideias:
O empirismo diz que a origem das Ideias é o processo de abstração que se inicia com a percepção que temos dascoisas através dos nossos sentidos. Daí diferencia-se o empirismo: não preocupado com a coisa em si, estritamente objectivista; nem tão pouco com a ideia que fazemos da coisa atribuída pela Razão, comoensina o Racionalismo; mas puramente como percebemos esta coisa, ou melhor dizendo, como esta coisa chega até nós através dos sentidos.
 
   Relação de causa-efeito:
Para o empirismo a relação decausa e efeito nada mais é do que o resultado da nossa forma habitual de perceber fenómenos e relacioná-los como causa e consequência através de uma repetição constante. Ou seja, as leis da Natureza sóseriam leis porque se observaram repetidamente pelos Homens.
 
   Autonomia do sujeito:
O empirismo nega tal identidade permanente, pois o conteúdo da nossa consciência varia de um momento paraoutro de tal forma que ao longo do tempo essa consciência teria, em momentos diferentes, um conteúdo diferente. A explicação está no facto de que a consciência, como sendo um conjunto de representações,dependeria das impressões que temos das coisas, mas sendo impressões estariam sujeitas a variações.
 
   Concepção de razão:
O empirismo apesar de não possuir pensamento contraditório entende deforma bem diferente: diz que a Razão é dependente da experiência sensível, logo não vê dualidade entre espírito e extensão (como no Racionalismo), de tal forma que ambos são extremidades de um...
tracking img